Inflação

Inflação

Emissão superabundante de papel-moeda de curso forçado, que o Estado realiza para atender às suas exigências financeiras, sem aumentar impostos, tendo como conseqüência o excesso do meio circulante sobre as necessidades reais dessa medida comum de valores, que por isso se torna depreciada e determina a alta do preço dos produtos.

Caixa Anuncia Modalidade de Crédito Imobiliário Corrigido Pela Inflação (IPCA)

Caixa Anuncia Modalidade de Crédito Imobiliário Corrigido Pela Inflação (IPCA) No último dia 20/08/2019, foi anunciado... contratos de compra e venda poderá ser, por livre escolha do comprador, …

Aumentos dos Planos de Saúde Individuais em 382 % nos últimos 18 anos põem em dúvida sistema da ANS para controle de preços

, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), constatou-se que a taxa de inflação acumulada em 18... anos nos Planos de Saúde Individuais e Familiares, foi de 382%, muito …
News Juri, Jornalista
há 4 meses

É possível aumentar o valor da aposentadoria?

Não é difícil encontrar quem reclame do valor que recebe pela aposentadoria, alegando a falta de correspondência com as contribuições que fizeram. Porém, o que alguns ainda não sabem, é que existe a…
Juri Descomplica, Bacharel em Direito
há 5 meses

Ministro suspende norma que admite que trabalhadoras grávidas e lactantes desempenhem atividades insalubres

Fonte: Portal STF O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5938 para suspender norma que admite a possibilidade…
Tiago Queiroz, Advogado
há 8 meses

Quantitative Easing e Risco Inflacionário

assim inflação e desvalorização da moeda, com o objetivo de diminuir a dívida pública interna do país. O próprio BCE... prazo, a inflação segue em linha com as políticas de ampliação dos agregados …
Direito MS
há 9 meses

Índice usado em contratos de aluguel acumula taxa de 7,45% em 12 meses

% na prévia de novembro . Apesar do resultado da primeira prévia de dezembro , o IGP-M continua acumulando inflação no... registrada inflação de 0,3%, de acordo com a FGV. Já o Índice Nacional de …
Grupo Bettencourt, Contador
há 11 meses

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 4,40%

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 4,40% A estimativa de instituições financeiras para a inflação..., a projeção da inflação permaneceu em 4,20%. Para 2020, a estimativa segue em …
Grupo Bettencourt, Contador
há 11 meses

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 4,3% este ano

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 4,3% este ano A estimativa de instituições financeiras para... a inflação este ano subiu pela terceira vez seguida. De acordo com pesquisa do …

Inicial – Ação de Cobrança de Expurgos Inflacionários.

) de inflação calculado (s) pelo BTNF (Bônus do Tesouro Nacional Fiscal). No entanto, o correto seria aplicar o IPC... deixou (aram) de ser atualizada (s) pelo índice de inflação apropriado à época …

Projeção da inflação cai de 4,16% para 4,05% este ano

Projeção da inflação cai de 4,16% para 4,05% este ano Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC...) reduziram a estimativa de crescimento da economia e da inflação para 2018. A …
Resultados da busca Jusbrasil para "Inflação"
Tributação e Inflação
Artigos26/03/2015Pedro Henrique
Aumento da carga tributária gera maior inflação O aumento da carga tributária está provocando cada vez mais inflação no Brasil. A União, como sempre, vai aplicando aumentos tributários a torto e a direito. Os Estados, de forma irresponsável, aumentaram substancialmente a incidência do chamado ICMS-ST, onde o imposto é pago antecipadamente e sobre uma base de cálculo inflacionada. Obviamente que nenhum empresário deste país quer trabalhar com prejuízo, e repassa todos estes custos diretamente par...
RECURSO ESPECIAL REsp 51810 RS 1994/0023129-6 (STJ)
Jurisprudência07/08/1995Superior Tribunal de Justiça
Ementa: A APLICAÇÃO DA TABLITA PODE FICAR LIMITADA PELOS INDICES DA INFLAÇÃO REAL OCORRIDA NO PERIODO. A OBEDIENCIA AO PRINCIPIO DA COMUTATIVIDADE DOS CONTRATOS FAVORECE O BANCO DEPOSITARIO, NA MEDIDA EM QUE DESOBRIGA DE CORRIGIR O DEPOSITO DE ACORDO COM INDICES PREFIXADOS E IRREAIS DE INFLAÇÃO FUTURA, MAS GARANTE O DEPOSITANTE CONTRA A INFLAÇÃO REALMENTE OCORRIDA NO PERIODO. PECULIARIDADE DA ESPECIE, ONDE FOI DISCUTIDA A QUESTÃO DA INFLAÇÃO REAL. RECURSO NÃO CONHECIDO.
Desempenho da arrecadação fecha bimestre abaixo da inflação
Crescimento da receita tributária própria foi de 6,12% no período, contra inflação de 7,14% O Estado de Santa Catarina arrecadou R$3,24 bilhões no primeiro bimestre de 2015, um crescimento de 6,12% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho ficou abaixo da inflação, 7,14% segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Em fevereiro o crescimento foi de 4,27%. “A crise econômica chegou à Santa Catarina, refletindo na arrecadação, embora o impacto ainda seja menor do que te...
Presidente do BC diz que resistência da inflação traz preocupação
Para Tombini, outras ações poderão ser necessárias para conter inflação O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini , afirmou nesta sexta-feira (22) que a resistência da inflação continua provocando preocupação e que outras medidas “poderão ser necessárias” de forma a garantir a “manutenção da estabilidade e preços na economia”. “O Banco Central tem comunicado a sociedade sua preocupação com o nível e resistência da inflação nos últimos meses”, afirmou durante palestra sobre as perspec...
Famílias de baixa renda foram as mais prejudicadas pela inflação
Notícias06/01/2016Brenner
A inflação da baixa renda permaneceu acima da média durante praticamente todos os meses do ano passado As famílias de baixa renda terminaram o ano de 2015 com o bolso mais prejudicado pela inflação do que a média brasileira. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), os preços para essa classe de consumidores avançaram 11,52%, mais do que os 10,53% medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-Br), que capta o movimento de preços percebido por todas as classes de renda. A inflação da b...
Agravo de Instrumento AG 349771 PR Agravo de Instrumento 0034977-1 (TJ-PR)
Jurisprudência06/12/1994Tribunal de Justiça do Paraná
Ementa: DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA - INDENIZACAO - LIQUIDACAO - INFLACAO DE JANEIRO DE 1989 - POSSIBILIDADE DA INCLUSAO NO CALCULO. INFLACAO DE MARÇO E ABRIL DE 1990 - IMPOSSIBILIDADE. Restando comprovado no mes de janeiro de 1989, que a inflacao existiu, justa e a decisao que determina a inclusao no calculo monetario do percentual constatado. Nao encontra apoio legal a aplicacao da inflacao de março e abril de 1990, sendo vedada pelo art. 22 da Lei no. 8.024 de 12 de abril de 1990 . Provimento parcial.
RECURSO ESPECIAL REsp 165514 SP 1998/0013956-7 (STJ)
Jurisprudência29/06/1998Superior Tribunal de Justiça
Ementa: PERSISTENCIA DA INFLAÇÃO. A APLICAÇÃO DO DEFLATOR DECORRIDA DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE A INFLAÇÃO ESTARIA DEBELADA; DAI A NECESSIDADE DE EXCLUIR A PREVISÃO INFLACIONARIA EMBUTIDA NOS CONTRATOS COM CORREÇÃO PRE-FIXADA, CELEBRADOS ANTES DA LEI INSTITUIDORA DE NOVO PLANO ECONOMICO. PERSISTINDO A INFLAÇÃO, COMO RECONHECIDO NO ACORDÃO, ACERTADA A DECISÃO DE DETERMINAR O CALCULO DO DEBITO NÃO DE ACORDO COM O INDICE CONTRATADO, MAS SIM PELO INDICADOR DA INFLAÇÃO REAL OCORRIDA NO PERIODO. RECURSO NÃO CONHECIDO.
Mercado financeiro aumenta projeção de inflação e reduz alta do PIB
Notícias11/03/2019Grupo
Instituições financeiras, consultadas pelo Banco Central (BC), aumentaram levemente a estimativa para a inflação este ano. A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,85% para 3,87%. Em relação a 2020, a previsão para o IPCA permanece em 4%. Para 2021 e 2022, também não houve alteração na estimativa: 3,75%. As projeções estão no boletim Focus , publicação semanal elaborada com base em estimativas de instituições financeiras sobre os principais indicadores e...
Recuperação do Mercado: baixa da inflação deve ajudar crescimento do país
Artigos18/04/2018EPD online
Com as menores taxas desde 1986, o índice da inflação previsto para 2018 trouxe certo alívio para o mercado. Durante os últimos anos, as constantes altas nas taxas de juros , as políticas internas equivocadas e o decréscimo do poder de compra da população, levaram a uma recessão e um engessamento do mercado, que não apresentava sinais de melhora até a metade de 2017. O crescente número de desempregados também afetou diretamente os rumos da economia e levou para cima os índices inflacionários. Aç...
RECURSO ESPECIAL REsp 57485 SP 1994/0036962-0 (STJ)
Jurisprudência20/02/1995Superior Tribunal de Justiça
Ementa: INFLAÇÃO DE MARÇO, ABRIL E MAIO DE 1.990, FEVEREIRO DE 1.991. AS RAZÕES DETERMINANTES NOS CALCULOS DA INFLAÇÃO DE JANEIRO DE 1.989, DE 70,28%, INDICE DO IPC, JUSTIFICAM A APLICAÇÃO DA INFLAÇÃO OCORRIDA A PARTIR DE MARÇO (84,32%), ABRIL (44,80%) E MAIO DE 1990 E FEVEREIRO DE 1.991. RECURSO PROVIDO.
Buscar mais 1.661.938 resultados sobre "Inflação" na busca Jusbrasil