Princípio da Dignidade da Pessoa Humana

Princípio da Dignidade da Pessoa Humana

O Princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o principio máximo do estado democrático de direito.

Gostaria de acompanhar Princípio da Dignidade da Pessoa Humana?
Seja avisado sempre que houver novas publicações com o nome escolhido no Jusbrasil
há 21 horas

O combate ao racismo como um dos objetivos fundamentais da Constituição

e garantias fundamentais e tendo como um dos principais fundamentos a dignidade da pessoal humana, em seu art.3º, IV...O combate ao racismo como um dos objetivos fundamentais da Constituição A …

Andamento do Processo n. 0000213-66.2020.8.06.0000Conflito de competência - 05/06/2020 do TJCE

. NESSA ESTEIRA, EM RESPEITO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, BEM COMO EM ATENÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS À..., NA VARA DA FAZENDA PÚBLICA. VARAS COM COMPETÊNCIA ABSOLUTA. …
Flavia Cunha, Advogado
anteontem

Estudo do Benefício Assistencial de Prestação Continuada

, em última análise, a pacificação social e a aplicação direta da garantia fundamental da dignidade da Pessoa Humana... Continuada. Renda familiar per capta. Inconstitucionalidade. Princípio da digni…

O Direito Constitucional de Permanecer em Silêncio

, assim como é respeitado em todas as democracias contemporâneas. Conhecido, tecnicamente como Princípio da Não...O Direito Constitucional de Permanecer em Silêncio O Direito ao Silêncio é uma …

Andamento do Processo n. 0622565-66.2020.8.06 - 03/06/2020 do TJCE

E 196 DA CF/88). RESPEITO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA . GARANTIA DO MÍNIMO EXISTENCIAL. SÚMULA Nº. 45 TJCE... acórdão lavrado. - por unanimidade. - EMENTA: DIREITO CONSTITUCIONAL. …
Lincoln Paulino, Estudante de Direito
há 3 dias

Direito Penal: O Direito Penal no Estado Democrático de Direito e os princípios penais limitadores decorrentes da dignidade humana.

ao próprio fundamento da existência de nosso Estado. O princípio da dignidade humana, portanto: -Orienta o legislador...: Além de encontrar assento na imperativa exigência de respeito à dignidade hu…

A água não pode ser privatizada

constitucional dispôs que o serviço de saneamento e o serviço de abastecimento de água para o consumo humano devem ser... atender a comunidade, com garantia de preservação e manutenção do sistema. …
Vitor Ribeiro, Estudante de Direito
há 5 dias

Monitoramento Eletrônico no Estado do Amazonas

público), estaria a ferir o postulado da dignidade da pessoa humana (da intimidade e da privacidade). Contudo, conforme... em conflito seja o da dignidade da pessoa humana” Segundo a posição da …
Flávio Soares, Advogado
há 5 dias

Penhora do auxílio emergencial.

fundamentais da pessoa: direito ao trabalho, à educação, a uma vida livre e digna, à igualdade substancial frente... aos outros cidadãos, ao respeito da própria dignidade .” (Grifo nosso) Destarte, …
Raissa Andrade, Advogado
há 6 dias

Direito Penal do Inimigo

relativas aos direitos humanos. Foi através da DUDH, que o princípio da Dignidade da Pessoa Humana passou a ser de fato...] . 4.2 O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA A dignidade da pessoa humana é um …
Resultados da busca Jusbrasil para "Princípio da Dignidade da Pessoa Humana"
Eutanásia e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana
Artigos03/05/2015Helena
RESUMO O artigo a seguir exposto trata sobre a questão da eutanásia no Brasil relacionada ao Princípio Dignidade da Pessoa Humana. Palavras chaves : Constituição Federal - Dignidade da pessoa humana – Eutanásia – legalização. INTRODUÇÃO A eutanásia surgiu há muitos anos, porém, passou a ter uma maior importância no século XX, frente às grandes descobertas ocorridas nesta época. As questões relacionadas à eutanásia são objetos de estudos em discussões ocorridas em todas as esferas da sociedade, q...
Princípio da dignidade da pessoa humana: uma ferramenta para redução de injustiças
Artigos08/09/2014Danielli
Resumo: A ordem jurídica pátria tem como base fundamental o princípio da dignidade da pessoa humana. Está insculpido no art. 1º , III da Constituição Federal . É uma cláusula geral de cautela. Tal afirmação decorre do fato de ser o princípio da dignidade um princípio matriz, devendo obrigatoriamente ser lido e interpretado em todo o ordenamento pátrio brasileiro. Deve ser respeitado por todos, inclusive pelo Estado, que tem a responsabilidade de proteger e promover as condições que viabilizem a ...
Os impostos indiretos e o princípio da dignidade da pessoa humana
Artigos29/04/2015Gilberto
1 Princípios constitucionais tributários A Constituição Federal do Brasil de 1988 prever diversos princípios em matéria tributária. Estes princípios constitucionais tributários formam um conjunto de regras que possuem o condão de evitar uma cobrança abusiva de tributos, neste sentido Harada (2014, p.389), afirma que estes princípios “constituem o escudo de proteção dos contribuintes, atuando como freios que limitam o poder de tributação do Estado”. No entanto o presente artigo tem por objetivo a...
O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e o Assédio Moral nas Relações de Trabalho
Artigos31/05/2015Jaqueline
Jaqueline Matiazzo de Carvalho Ledur[1] 1. Introdução O presente artigo visa uma análise acerca do fenômeno denominado assédio moral, um mal antigo, que há poucos anos passou a ser debatido com mais seriedade em nossa sociedade, mas que há muito tempo está inserido em diversos ambientes de trabalho. Ao tratarmos do assédio moral, não podemos deixar de invocar os princípios basilares do nosso Direito. A legislação trabalhista, conforme dispõe o art. 8º da Consolidação das Leis do Trabalho , admit...
O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como limitador no cumprimento da medida de segurança
Artigos02/05/2015ADVOCACIA
Partindo dos primórdios, em que a pena era dita como vingança privada aplicada pelo Estado, um verdadeiro horror e suplício do corpo do condenado, mediante utilização de torturas, exposição pública e mutilações do corpo, até a fase humanitária, a pena sofre diversas evoluções. Diante da influência do cristianismo, principalmente com a colaboração da Igreja Católica, a pena adquire um caráter humanitário. Aqui, surge a primeira modalidade de pena restritiva de liberdade, a chamada pena individual...
AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA AIRR 13184220115090071 (TST)
Jurisprudência21/11/2014Tribunal Superior do Trabalho
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. DANO MORAL. LABOR EXTRAORDINÁRIO. ALEGAÇÃO DE OFENSA AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. NÃO COMPROVAÇÃO. APLICAÇÃO DA SÚMULA Nº 126/TST. Não prospera a tese de que o labor extraordinário impõe a nulidade do pedido de demissão do reclamante e a condenação da ré ao pagamento de indenização por danos morais, porquanto não comprovado dano imaterial, sendo que o labor extraordinário, por si só, não enseja o pagamento da indenização. Ademais, no caso, há incidência do óbice da Súmula nº 126/TST. Agravo de Instrumento conhecido e desprovido.
HABEAS CORPUS HC 267741 SP 2013/0096589-1 (STJ)
Jurisprudência28/10/2013Superior Tribunal de Justiça
Ementa: HABEAS CORPUS. EXECUÇÃO DA PENA. ABSOLVIÇÃO IMPRÓPRIA. APLICAÇÃO DE MEDIDA DE SEGURANÇA. INTERNAÇÃO. INEXISTÊNCIA DE VAGA EM HOSPITAL DE CUSTÓDIA E TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO. PACIENTE À ESPERA DE VAGA EM CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIO. CONSTRANGIMENTO ILEGAL CONFIGURADO. AFRONTA AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 1. O entendimento desta Corte é o de que configura constrangimento ilegal o recolhimento em presídio comum, por prazo desarrazoado, de sentenciado submetido à medida de segurança consistente em internação em Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico ou equivalente, sob a justificativa de inexistência de vagas no estabelecimento adequado. 2. Ordem concedida de ofício, para determinar a imediata transferência do paciente para estabelecimento adequado ao cumprimento da medida de segurança, devendo, na falta de vaga, ser submetido a regime de tratamento ambulatorial, até que surja lugar em estabelecimento adequado .
Assédio moral como fator de violação ao princípio da dignidade da pessoa humana do trabalhador
Artigos15/04/2014FERRARI
Quando se menciona a frase dignidade da pessoa humana, imediatamente associa-se à ideia de respeito, tratamento igualitário e solidariedade ao próximo. Estampado no artigo 1º , inciso <a href="http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10731879/inciso-iii-do-artigo-1-da-constituição-federal-de-1988" class="cite" rel...
O caso do peep-show e do lançamento de anões em face do principio da dignidade da pessoa humana:julgados do Tribunal Constitucional.
Artigos28/03/2015Ionilton
Podemos citar dois casos em que Tribunais Constitucionais, entenderam que o consentimento era inválido, por força do principio da dignidade da pessoa humana. Na Alemanha, discutia-se a possibilidade de se conceder uma licença de funcionamento para um estabelecimento onde se praticava o chamado “peep-show”, no qual uma mulher, completamente sem roupas, dança, em uma cabine fechada, mediante remuneração, para um espectador individual que assiste ao show. A licença de funcionamento não fora concedi...
AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA Ag-AIRR 1576000920055170003 (TST)
Jurisprudência29/05/2015Tribunal Superior do Trabalho
Ementa: AGRAVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. EXECUÇÃO. CONCURSO DE CREDORES. PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. ART. 1º, III, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. O Tribunal Regional, no julgamento do agravo de petição interposto pelo Agravante, manteve a r. sentença em que, considerando o concurso de credores, foi limitado o pagamento individual dos créditos dos ex-empregados do Grupo Executado, no valor de 150 salários mínimos. Consignou a Corte de origem que: "a situação traduz-se em um embate de interesses, no qual, de um lado, está o exequente, postulando o direito de receber quase três milhões de reais, e, de outro, uma grande quantidade de trabalhadores, que pode vir a não receber valor algum, se o direito do exequente for garantido na sua totalidade. Nesse contexto, em prol da dignidade da pessoa humana - um dos fundamentos da República (art. 1°, 111, CF/88), de se prestigiar o interesse da coletividade, frise-se, uma coletividade de trabalhadores cujos objetivos é receber verbas de natureza alimentar que lhes são de direito." Nesse cenário, em que, ao privilegiar o interesse da coletividade dos ex-trabalhadores, detentores de créditos de natureza alimentar, o Tribunal Regional fixa limite de valor para satisfação da dívida de cada um deles, de modo a garantir maior efetividade da execução trabalhista, não há falar em violação do princípio da dignidade da pessoa humana, mas em sua observância, enquanto fundamento do Estado Democrático de Direito. Permitir, através do concurso de credores, que um maior número de trabalhadores tenha o seu crédito satisfeito, ou parcialmente satisfeito, é medida que se vincula à ideia de proteção das necessidades básicas do ser humano, reconhecida universalmente, como medida de efetividade do postulado constitucional da dignidade da pessoa humana, consagrado no art. 1º, III, da CF. Agravo a que se nega provimento.
Buscar mais 671.489 resultados sobre "Princípio da Dignidade da Pessoa Humana" na busca Jusbrasil