Artigo 2 da Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015

Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§ 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: (Vigência)
I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
III - a limitação no desempenho de atividades; e
IV - a restrição de participação.
§ 2º O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência. (Vide Lei nº 13.846, de 2019)

Efeitos da pandemia sobre as pessoas com autismo - uma análise jurídica e psicológica

I- Pandemia e contexto social O surgimento do coronavirus modificou a vida das pessoas no mundo, afetou o comportamento da sociedade como um todo, afetou o universo particular de cada indivíduo.

Visão Monocular: Top 3 Direitos Previdenciários

Aprenda o que diz a Lei Federal 14.126/2021 com relação aos portadores de visão monocular, quais são os direitos previdenciários dessas pessoas e como a jurisprudência se posiciona sobre o tema. 1)…
Vitoria Scarponi, Bacharel em Direito
há 2 meses

A (In)constitucionalidade do enquadramento da visão monocular como deficiência sem prévia avaliação biopsicossocial

De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão inferior ou igual a 20% em um dos olhos, e mantém a visão normal no outro olho. Quem…

Aposentadoria Especial e Abono de Permanência de Servidor Público com Deficiência

1 PROTEÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL A proteção social pode ser definida como o conjunto de medidas de caráter social com a finalidade de atender as necessidades individuais do ser…
Marcelo Galvão, Advogado
há 5 meses

Por que as pessoas com deficiência devem ter direitos que não são concedidos às demais pessoas?

em Direito Empresarial e Deficiente Visual O art. 2º da Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, define a pessoa com deficiência...

Direito Constitucional em Relação ao Direito Previdenciário dos Portadores de Deficiência Física.

Resumo: Este resumo expandido tem como finalidade esclarecer as pessoas sobre os direitos que os portadores de deficiência física com especial atenção aos portadores de deficiência visual têm,…

A Inclusão Da Pessoa Com Deficiência No Mercado De Trabalho.

. BRASIL. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015 – Estatuto da pessoa com deficiência. Disponível em: http://www... DE DEFICIÊNCIA Lei Federal n°13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que …
Central Law, Gerente de Marketing
há 8 meses

Tudo sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

estritamente médica, esse é um critério obsoleto. Por este motivo, o art. 2º da Lei 13.146 /2015 dispõe que a avaliação... Internacional sobre os Direitos da PcD (Decreto 6.949 /2009) e ratificado …
Carolina Ludke, Advogado
há 9 meses

Da necessidade do benefício assistencial concedido à pessoa idosa e com deficiência frente à garantia fundamental de dignidade humana

assim a lei 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que além de definir diretrizes e ostentar... do artigo 21 da Lei n.º 8.742/93 que “o benefício de prestação …
Felipe Ferreira, Bacharel em Direito
há 11 meses

Responsabilidade Civil por desrespeito aos Direitos Políticos: um estudo acerca da máxima acessibilidade do sufrágio aos deficientes físicos

, assim a Lei 13.146 , de 06 de julho de 2015 instituiu a lei brasileira de inclusão a pessoa com deficiência... dão acesso (Redação dada pela Lei 13.146, de 2015) (BRASIL, 2015. grifo no …

Termo ou Assunto relacionado