A revista cabe das decisões de última instância ordinária, quer decidam o mérito ou não e sejam definitivas. Conhecimentos de revista ? há dois juízos de admissibilidade: o a quo, que é o da autoridade que despacha, encaminhando o recurso ou trancando-lhe o seguimento, e o ad quem, que é o próprio tribunal a que se destina o recurso, o qual, liminarmente, decidirá se o conhece ou não. Se o ad quem conhece para anular, limita-se ao judicium rescidens. Em conseqüência, manda que o tribunal recorrido profira outra decisão. Se conhece, para, no mérito, manter ou reformar, no todo ou em parte, adentra o judicium rescisorium, proferindo outra decisão, que necessariamente substitui a anterior, em qualquer hipótese ? mesmo quando a ratifica. O juízo de admissibilidade a quo só tem o judicium rescindens. Não pode vincular nem se sobrepor ao juízo de recurso ad quem. A este é dirigido o apelo e a ele cabe julgá-lo (devolutividade). Quanto àquele, seja positivo ou negativo, é apenas declaratório. A diferença está em que, apenas quando negativo (denegando prosseguimento), é vinculatório, isto é, tem eficácia preclusiva, dando margem ao agravo de instrumento, pois a regra é: toda vez que a lei enseja ao juízo de admissibilidade trancar o caminho do recurso para o órgão superior, cria recurso próprio para a parte tentar libertá-lo. Na Justiça do Trabalho, esse remédio único é o agravo, seja de instrumento, seja regimental. Recebendo a revista, ou embargos, o juízo de admissibilidade a quo (respectivamente, presidente de Turma do TST ou presidente de TRT) pode fazê-lo por um ou por ambos os fundamentos das alíneas consolidadas. Se interposto o recurso por mais de um fundamento, o juízo de admissibilidade a quo o recebe e encaminha apenas por um deles, não prejudica o conhecimento, no juízo de admissibilidade ad quem pelo outro, ou pelos outros fundamentos, aplicável nos recursos de revista na Justiça do Trabalho. O ad quem é que pode delimitar o âmbito do conhecimento. Só cabe revista de acórdão do TRT, proferido em último grau ordinário, em ação de conhecimento, menos contra acórdão regional prolatado em Agravo de Instrumento. O fato de o juízo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entendê-lo cabível apenas quanto à parte das matérias veiculadas não impede a apreciação integral pela turma do Tribunal Superior de Trabalho, sendo imprópria a interposição de agravo de instrumento. Incabível o recurso de revista ou embargos para reexame de fatos e provas.

Erika Verde, Advogado
há 17 horas

Empresas podem obrigar funcionários a tomar vacina contra Covid?

a vacina, mas poderá informar ao empregado que sem vacina ele não poderá entrar nas dependências da empresa para trabalhar.... Isso porque o direito à liberdade individual não pode se sobrepor ao di…
Ana Carolina Silva, Advogado
há 21 horas

Grávida tem estabilidade? Pode ser demitida do seu emprego?

: Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade; b... do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual tra…

Equiparação Salarial

na mesma localidade. Portanto, terá direito a equiparação salarial o trabalho de igual valor, que for feito com igual...Equiparação Salarial A equiparação salarial decorre de que todo trabalho de …

Você já ouviu falar que pessoa jurídica pode sofrer dano moral, né?

dano moral, né? Mas... você sabe em quais casos isso é possível? Bem, a nossa Consolidação das Leis do Trabalho dispõe... que envolvem violações aos direitos da personalidade dos empregados. Qual …

Tipos de Aviso Prévio e Formas de Cumprimento

o empregado tem o direito de trabalhar duas horas a menos por dia ou de não trabalhar por sete dias ao final do prazo do Aviso... de se desligar da empresa, pedindo demissão, ele terá que trabalhar
Maikon Eugenio, Advogado
há 3 dias

O Empregador Pode Dispensar o Funcionário Por se Recusar a Tomar a Vacina?

contratuais e um destes liames é a relação de trabalho. Logo chegamos ao cerne do nosso questionamento, afinal, o empregado... e segurança dos empregados enquanto que de outro lado, temos o …

Como calcular as verbas rescisórias?

A rescisão do contrato de trabalho sem justa causa é a modalidade de rescisão mais comum e ocorre quando o empregado não deu causa a extinção do contrato de trabalho, não se demitiu e nem cometeu…

Compliance Trabalhista

O que é compliance? O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade com . Compliance significa executar, cumprir e satisfazer. É estar em conformidade com a legislação…
Animare Watzko, Estudante de Direito
há 5 dias

Embargos à Execução

Embargos à Execução EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE CIDADE NO ESTADO...: Manual de Direito Processual Civil (2018, p. 2.102) , ressalta que “ via de …

Adicional de Insalubridade

de insalubridade é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego , pela Norma Regulamentadora 15 e está previsto na Consolidação... das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 189 a 197. É …