Princípios Fundamentais

Gostaria de acompanhar Princípios Fundamentais?
Seja avisado sempre que houver novas publicações com o nome escolhido no Jusbrasil
Bruno Palermo, Estudante de Direito
mês passado

Dos Princípios da República - Parte 01

Dos Princípios da República - Parte 01 No estudo do Direito Constitucional têm-se como fator principal que sua base... deve ser voltada a analisar a priori, os 03 dos mais salutares Princípios da …

Federação na CF/88 e princípios fundamentais

Federação na CF/88 e princípios fundamentais  Preceituada no art. 1.º, caput , da CF/88 que a República Federativa... Democrático de Direito. Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República …

Tutela cibernética, você sabe o que é?

fundamentais. De um lado temos o direito à honra, a dignidade, a personalidade. Doutro temos o direito de liberdade...

A inconstitucionalidade do inciso II do artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro

Atualmente no ordenamento jurídico nacional as pessoas analfabetas não podem ter sua CNH algo que é vetado pelo inciso II do artigo 140 do CTB que dispõe: ´´A habilitação para conduzir veículo…

No que consiste a manifestação individual e silenciosa no dia da eleição?

que, a cidadania, além de cláusula pétrea, é um princípio fundamental da República Federativa do Brasil, conforme prevê seu Art... e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de …
Douglas Cunha, Advogado
ano passado

Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil

Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil 1. REGRAS E PRINCÍPIOS Antes de tratarmos dos princípios... fundamentais da República Federativa do Brasil, é necessário que compreendamos …

Contratos: Visão Negocial

Os contratos estão presentes no cotidiano mais do que imaginamos, em um jantar, por exemplo, as partes entram em comum acordo de que o cliente consumirá a refeição e em consequência, o dono do…

O alcance das medidas atípicas do inciso IV do artigo 139 do Novo Código de Processo Civil

Não é difícil se ouvir quando se reporta ao Novo Código de Processo Civil , que este representa os anseios da advocacia , contudo, data vênia , não é bem isso que representa, e remete o inciso IV do…

De quem é a culpa? A tentativa de justificar a violência no Brasil. Vítima é vítima

A internet e o seu amplo acesso à informação, vem trazendo a tona várias polêmicas, entre eles os casos de violência que se destacam por sua imensa crueldade para com a vítima. Ocorre que, as redes…
Rafael Siqueira, Advogado
há 2 anos

Portaria que altera conceito de trabalho escravo implica retrocesso na proteção da dignidade humana, afirma PGR

Um retrocesso à garantia constitucional de proteção à dignidade da pessoa humana. Assim a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, classificou a Portaria MTB nº1129/2017, editada há dois dias…
Resultados da busca Jusbrasil para "Princípios Fundamentais"
Painel discute Direitos Humanos e os Princípios Fundamentais da OIT
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveu a 1ª Semana do Trabalho da Faculdade Nacional de Direito, com a realização de diversas palestras acerca do assunto. Na manhã da ultima sexta-feira (4/05), encerrando o evento, o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou de painel, ao lado do procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, sobre “Direitos Humanos e os Princípios Fundamentais da Organiza...
"A terceirização não é compatível com princípios fundamentais do Direito do Trabalho"
Anamatra O presidente da Anamatra, Renato Henry SantAnna, participou hoje (4/10) de audiência pública no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre terceirização de mão de obra. Na ocasião, o magistrado explicou a posição majoritária dos juízes do Trabalho no que se refere à terceirização. O nosso instrumento de trabalho é o Direito de Trabalho. Não é que tenhamos uma posição ideológica ou xiita contra a terceirização, mas o Direito do Trabalho tem princípios, afirmou Sant'Anna. Pensamos a tercei...
"A terceirização não é compatível com princípios fundamentais do Direito do Trabalho"
O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant Anna, participou hoje (4/10) de audiência pública no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre terceirização de mão de obra. Na ocasião, o magistrado explicou a posição majoritária dos juízes do Trabalho no que se refere à terceirização. “O nosso instrumento de trabalho é o Direito de Trabalho. Não é que tenhamos uma posição ideológica ou xiita contra a terceirização, mas o Direito do Trabalho tem princípios”, afirmou Sant´Anna. “Pensamos a terceirizaç...
HABEAS CORPUS HC 120287 MG 2008/0248369-2 (STJ)
Jurisprudência07/06/2010Superior Tribunal de Justiça
Ementa: PENAL. HABEAS CORPUS. ROUBO CIRCUNSTANCIADO. OFENSA AO PRINCÍPIO DA FUNDAMENTAÇÃO. AUSÊNCIA DE ANÁLISE DA DESCLASSIFICAÇÃO DO CRIME DE ROUBO PARA EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS PRÓPRIAS RAZÕES. MAGISTRADO. AUSÊNCIA DE OBRIGAÇÃO DE RESPONDER A TODAS AS TESES DEFENSIVAS. ELEMENTOS DE CONVICÇÃO. ORDEM DENEGADA. 1. O magistrado não está obrigado a responder a todos os argumentos das partes, quando já tenha encontrado fundamentos suficientes para proferir o decisum. 2. Não há omissão, contradição, obscuridade ou vício a ser sanado quando o magistrado aprecia, de forma clara, nítida e didática, as matérias suscitadas, tendo, assim, enfrentado todos os pontos necessários ao desate da causa. 3. Ordem denegada.
Aula Magna: "Hermenêutica Jurídica, Direitos, Objetivos e Princípios Fundamentais"
O Centro de Estudos Jurídicos comunica que, no próximo dia 25/2, quinta-feira, às 19h30, no Salão nobre da Faculdade de Direito da UFG, o conhecido professor da UFRGS e PUC-RS, Dr. Juarez Freitas , pós-doutor em Direito Público, proferirá uma aula magna sobre o tema "Hermenêutica Jurídica, Direitos, Objetivos e Princípios Fundamentais". A entrada é franca. Participem!
Ophir: “Sem advocacia não há liberdade, democracia e respeito aos princípios fundamentais
Notícias28/04/2011OAB - Seccional Alagoas
Na abertura de evento da OAB/AL, presidente Nacional da Ordem conclamou advogados e estudantes para mobilização por uma sociedade mais solidária O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, abriu, na noite desta quarta-feira (27/04), a X Conferência dos Advogados de Alagoas ressaltando a importância do advogado como instrumento indispensável à administração da Justiça e à garantia da plenitude da defesa, como rege o artigo 133 da Constituição . O adv...
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO ESPECIAL EDcl no REsp 1026981 RJ 2008/0025171-7 (STJ)
Jurisprudência04/08/2010Superior Tribunal de Justiça
Ementa: DIREITO CIVIL. PREVIDÊNCIA PRIVADA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO ESPECIAL. BENEFÍCIOS. COMPLEMENTAÇÃO. PENSÃO POST MORTEM. UNIÃO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS. EMPREGO DE ANALOGIA PARA SUPRIR LACUNA LEGISLATIVA. NECESSIDADE DE DEMONSTRAÇÃO INEQUÍVOCA DA PRESENÇA DOS ELEMENTOS ESSENCIAIS À CARACTERIZAÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL, COM A EVIDENTE EXCEÇÃO DA DIVERSIDADE DE SEXOS. IGUALDADE DE CONDIÇÕES ENTRE BENEFICIÁRIOS. - As questões suscitadas pela embargante não constituem pontos omissos ou obscuros, tampouco erro de fato do julgado, mas mero inconformismo com os fundamentos e conclusões adotados no acórdão embargado. - O que se percebe, é que busca a embargante sustentar a tese de que o recurso especial não mereceria conhecimento, por incidência das Súmulas 5 , 7 e 126 , do STJ, no intuito de que o acórdão proferido pelo TJ/RJ seja restabelecido e a pensão post mortem consequentemente negada ao embargado. - Para chegar à conclusão de que o companheiro homossexual sobrevivente de participante de entidade de previdência privada complementar faz jus à pensão post mortem, o acórdão embargado assentou-se na integração da norma infraconstitucional lacunosa por meio da analogia, nos princípios gerais de Direito e na jurisprudência do STJ, sem necessidade alguma de revolvimento de matéria de verniz fático ou probatório, tampouco de interpretação de cláusulas contratuais. - Conquanto questionável a premissa constitucional fixada pelo TJ/RJ, de que o conceito de união estável não contempla uniões entre pessoas do mesmo sexo, o recurso especial trouxe debate diverso e sob viés igualmente distinto foi a matéria tratada no STJ, porquanto ao integrar a lei por meio da aplicação analógica do art. 1.723 do CC/02 , o acórdão embargado decidiu a temática sob ótica nitidamente diversa daquela adotada no acórdão recorrido sem necessidade de tanger o fundamento constitucional nele inserto, porque não definiu a união homoafetiva como união estável, mas apenas...
RECURSO DE REVISTA RR 14585920115080118 1458-59.2011.5.08.0118 (TST)
Jurisprudência07/06/2013Tribunal Superior do Trabalho
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. DISGENESIA GONADAL COMPLETA XY. DESRESPEITO AOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DO VALOR SOCIAL DO TRABALHO E DA ISONOMIA DE TRATAMENTO. (ARTS. 1º , III E IV , E 5º , CAPUT, DA CF ). Demonstrado no agravo de instrumento que o recurso de revista preenchia os requisitos do art. 896 da CLT , dá-se provimento ao agravo de instrumento, para melhor análise da alegada violação do art. 186 do CC . Agravo de instrumento provido. RECURSO DE REVISTA. 1. HORAS IN ITINERE . Desfundamentado é o recurso de revista em que a parte não aponta violação de dispositivo legal e/ou constitucional, contrariedade a Orientação Jurisprudencial e/ou Súmula desta C. Corte, tampouco transcreve arestos no intuito de demonstrar divergência de julgados . Recurso de revista não conhecido, no particular. 2. CARACTERIZAÇÃO DE DANO MORAL. PORTADOR DE DISGENESIA GONADAL COMPLETA XY. DESRESPEITO AOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DO VALOR SOCIAL DO TRABALHO E DA ISONOMIA DE TRATAMENTO. (ARTS. 1º , III E IV , E 5º , CAPUT , DA CF ). Discriminação é a conduta pela qual se nega à pessoa, em face de critério injustamente desqualificante, tratamento compatível com o padrão jurídico assentado para a situação concreta por ela vivenciada. O princípio da não discriminação é princípio de proteção, de resistência, denegatório de conduta que se considera gravemente censurável. Portanto, labora sobre um piso de civilidade que se considera mínimo para a convivência entre as pessoas. A conquista e afirmação da dignidade da pessoa humana não mais podem se restringir à sua liberdade e intangibilidade física e psíquica, envolvendo, naturalmente, também a conquista e afirmação de sua individualidade no meio econômico e social, com repercussões positivas conexas no plano cultural - o que se faz, de maneira geral, considerado o conjunto mais amplo e diversificado das pessoas, mediante o trabalho e, particularmente, o emprego....
Apelação Cível AC 70048831168 RS (TJ-RS)
Jurisprudência21/09/2012Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. SEGURO OBRIGATÓRIO. DPVAT . INVALIDEZ PERMANENTE. AUSÊNCIA DE PROVA. ENCERRAMENTO DA FASE DE INSTRUÇÃO. DEMANDADA PLEITO DE PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL. VIOLAÇÃO DE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PROCESSUAIS. NULIDADE. À UNANIMIDADE, DESCONSTITUÍRAM A SENTENÇA. (Apelação Cível Nº 70048831168, Sexta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Artur Arnildo Ludwig, Julgado em 13/09/2012)
Buscar mais 1.858.172 resultados sobre "Princípios Fundamentais" na busca Jusbrasil