Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC)

Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC)

(ADC) Ação que tem por finalidade confirmar a constitucionalidade de uma lei federal. O objetivo da ADC é garantir que a constitucionalidade da lei não seja questionada por outras ações.
A ADC é um dos instrumentos do que os juristas chamam de ?controle concentrado de inconstitucionalidade das leis?. A própria norma é colocada à prova. O oposto disso seria o ?controle difuso?, em que a constitucionalidade de uma lei é confirmada em ações entre pessoas (e não contra leis), onde a validade da norma é questionada para, se for o caso, aplicada ou não a uma situação de fato. Uma outra forma de controle concentrado é a Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Partes

Somente as seguintes pessoas/ entidades podem propor esta ação:
   Presidente da República;
   Mesa da Câmara dos Deputados;
   Mesa do Senado Federal;
   Procurador-Geral da República.
Não pode haver intervenção de terceiros no processo, ou seja, partes que não estavam originariamente na causa não podem ingressar posteriormente.

Tramitação

Uma vez proposta a ação, não se admite desistência. A petição inicial deve conter cópia da lei ou do ato normativo que está sendo questionado. Ela deve ser fundamentada, caso contrário pode ser impugnada de imediato pelo relator.
O relator deve pedir informações às autoridades autoras da lei, como Presidente da República e Congresso Nacional, para estabelecer o contraditório. Isso acontece porque as leis nascem com presunção de constitucionalidade.
Considerando a relevância da matéria e a representatividade dos requerentes, o relator poderá ouvir outros órgãos ou entidades. Caso haja necessidade de esclarecimento da matéria, podem ser designados peritos para emitir pareceres sobre a questão ou chamadas pessoas com experiência e autoridade no assunto para opinar.
O Advogado-geral da União e o Procurador-Geral da República devem se manifestar nos autos.
Quando houver pedido de medida cautelar, só poderá haver concessão pela maioria absoluta dos ministros que compõem o Tribunal, ou seja, por seis votos. Somente em casos de excepcional urgência a cautelar poderá ser deferida sem que sejam ouvidas as autoridades de quem emanou a lei.
A decisão sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei somente será tomada se estiverem presentes na sessão de julgamento pelo menos oito ministros.
Uma vez proclamada a constitucionalidade em uma ADC, será julgada improcedente eventual Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a mesma lei. Do mesmo modo, uma vez proclamada a inconstitucionalidade em ADI, será improcedente a Ação Declaratória de Constitucionalidade contra a mesma norma.
Contra a decisão que declara a constitucionalidade ou inconstitucionalidade em ADC e ADI não cabe recurso de qualquer espécie, com a exceção de embargos declaratórios.

Fundamentos legais

Constituição Federal, artigo 102, I.

O Direito tributário como protagonista no STF e na jurisdição constitucional

/99 (lei que dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória... ordinária). 4. o julgamento da PRIMEIRA ADC; 5. a consagração da ideia que …

Andamento do Processo n. 1000102-24.2017.8.26.0482 - Procedimento Comum Cível - 12/12/2019 do TJSP

-24.2017.8.26.0482 - Procedimento Comum Cível - Direito de Vizinhança - Ailton Brandi - Aloysio Dias Campos - - Adc...
Dica De Ouro, Advogado
há 3 meses

Pasep: Servidores podem ter valores corrigidos na Justiça!

direito deve ajuizar uma ação com a máxima urgência para evitar que haja a prescrição. “Para verificar se você tem... entrou com a ação contra a Banco do Brasil alegando que, quando entrou para a …

O que é Prisão após Condenação em Segunda Instância?

de Constitucionalidade (ADCS 43, 44 e 54), pacificou o entendimento – com efeito vinculante (significa que todos os tribunais devem...) ou preventivo (durante o IP ou da Ação Penal). Isto é, pode …

Ação Declaratória de Constitucionalidade

Ação Declaratória de Constitucionalidade EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Partido... ..., vem propor a presente AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE, com …

A PEC 410 já nasceu inconstitucional - existe uma forma mais inteligente de se garantir a efetividade do processo penal

, mas da interpretação que se lhe dá. Ocorre que - como resposta ao julgamento das ADC´s - o Congresso se esforça para aprovar, em caráter... 60, parágrafo quarto, inciso IV da CF diz, de forma …

STF derruba prisão após condenação em segunda instância

de Constitucionalidade (ADC) propostas em relação a dispositivos do Código de Processo Penal (CPP), como é o caso do artigo... (STF) decidiu derrubar a prisão após condenação em 2ª instância. Foram …
Brenda Mafra, Advogado
há 4 meses

Prisão após Condenação em Segunda Instância: entenda sobre o julgamento

Declaratórias de Constitucionalidade número 43, 44 e 54 com o objetivo de declarar a constitucionalidade do art. 283 do Código.... Ademais, cumpre ressaltar que, o disposto no texto constitucional
Débora Viana, Estudante de Direito
há 4 meses

O STF e o julgamento acerca da execução da prisão condenatória após decisão em segunda instância. Uma questão política?

do controle difuso de constitucionalidade, como pelo controle abstrato de constitucionalidade, esta última cabendo... observarão as decisões do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de co…

Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC)

Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 1) Ações de Controle Concentrado de Constitucionalidade: a) Ação Direta... de Inconstitucionalidade (ADIn); b) Ação Declaratória de Constitucionalidade
Resultados da busca Jusbrasil para "Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC)"
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 31 DF (STF)
Jurisprudência01/10/2014Supremo Tribunal Federal
DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 31 DF (STF) Min. DIAS TOFFOLI . ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO. PARTIDO VERDE - PV. MARIA LUISA DA SILVA CANEVER. CARLOS BASTIDE HORBACH AÇÃO
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 34 DF (STF)
Jurisprudência08/08/2014Supremo Tribunal Federal
NACIONAL. ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO. JOÃO MARCOS FONSECA DE MELO. CEZAR BRITTO AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 34 DF (STF) Min. LUIZ FUX
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 21 DF (STF)
Jurisprudência04/11/2013Supremo Tribunal Federal
-SC - SADI LIMA. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 21 DF (STF) Min. DIAS TOFFOLI
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 18 DF (STF)
Jurisprudência24/06/2014Supremo Tribunal Federal
MONTENEGRO DE ARAÚJO AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 18 DF (STF) Min. CELSO DE MELLO
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 18 DF (STF)
Jurisprudência26/04/2012Supremo Tribunal Federal
. PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 18 DF (STF) Min. CELSO DE MELLO
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 16 DF (STF)
Jurisprudência08/09/2011Supremo Tribunal Federal
Ementa: RESPONSABILIDADE CONTRATUAL. Subsidiária. Contrato com a administração pública. Inadimplência negocial do outro contraente. Transferência consequente e automática dos seus encargos trabalhistas, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato, à administração. Impossibilidade jurídica. Consequência proibida pelo art., 71 , § 1º , da Lei federal nº 8.666 /93. Constitucionalidade reconhecida dessa norma. Ação direta de constitucionalidade julgada, nesse sentido, procedente. Voto vencido. É constitucional a norma inscrita no art. 71 , § 1º , da Lei federal nº 8.666 , de 26 de junho de 1993, com a redação dada pela Lei nº 9.032 , de 1995.
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 19 DF (STF)
Jurisprudência01/02/2011Supremo Tribunal Federal
DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 19 DF (STF) Min. MARCO AURÉLIO . RÚBIA ABS DA CRUZ. INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMILIA - IBDFAM. RODRIGO DA CUNHA PEREIRA AÇÃO
QUEST. ORD. EM MED. CAUT. AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 11 DF (STF)
Jurisprudência10/12/2009Supremo Tribunal Federal
Ementa: AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE. ADC. Liminar deferida. Prazo vencido. Autos na Procuradoria-Geral da República. Prorrogação da eficácia da liminar. Deferimento. Questão de ordem resolvida nesse sentido. Prorroga-se a eficácia de liminar concedida em ação direta de constitucionalidade, quando, vencido o prazo, os autos se encontrem, para parecer, na Procuradoria-Geral da República
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 24 DF (STF)
Jurisprudência23/03/2010Supremo Tribunal Federal
DO SENADO FEDERAL AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 24 DF (STF) Min. CÁRMEN LÚCIA
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 25 SP (STF)
Jurisprudência16/12/2009Supremo Tribunal Federal
DO MOVIMENTO DEMOCR ÁTICO BRASILEIRO DA CIDADE DE CERQUILHO. CLEIDE FUSCO BERTANHA AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE ADC 25 SP (STF) Min. EROS GRAU
Buscar mais 55.544 resultados sobre "Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC)" na busca Jusbrasil