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Jurisprudência que cita Inamovibilidade de Servidor Público

  • TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX10549747001 MG

    Jurisprudência • Acórdão • 

    EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. MANDADO DE SEGURANÇA. LIMINAR. REMOÇÃO "EX OFFICIO" DE SERVIDOR. MUNICÍPIO DE ALBERTINA. PORTARIA Nº 5.780/2021. MOTORISTA LOTADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REMOVIDO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. MOTIVAÇÃO DO ATO. AUSÊNCIA. ART. 53, DA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 14/2010. FUNDAMENTAÇÃO GENÉRICA. NULIDADE. ALTERAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO. POSSIBILIDADE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO - O servidor público não goza da garantia da inamovibilidade e, por isso, pode ser remanejado ou removido em prol do interesse público. Dada a natureza de ato discricionário da Administração, não se admite ao Poder Judiciário imiscuir-se no mérito da decisão - juízo de oportunidade e conveniência -, exceto para salvaguardar a legalidade, se violada - Caso comprovada a ilegalidade do ato de remoção do servidor público, seja por ausência da devida motivação, seja por desvio de finalidade maculador da motivação lançada no ato perpetrado ou, ainda, pela contrariedade da transferência às regras normativas atinentes à movimentação funcional, deve o ato ser anulado - Nos termos do artigo 53, do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Albertina (Lei Complementar Municipal nº 14/2010), a remoção dos servidores públicos municipais "ex officio" deve ser devidamente motivada, com a indicação dos fatos e fundamentos jurídicos, bem como da justificativa quanto à desnecessidade do serviço prestado pelo servidor na área de atividade de sua lotação - Ausente a motivação válida do ato administrativo que ensejou a remoção do impetrante, eis que fundamentado de forma genérica em conceitos jurídicos abstratos que não descrevem a verdadeira justificativa para a alteração da lotação do servidor, deve ser liminarmente sobrestada a determinação - O funcionário público não tem o direito adquirido à permanência na jornada de sua escolha, pois cabe à Administração, à luz do interesse público e da legisla ção de regência da carreira, atribuir ao obreiro a jornada que julgar mais adequada à prestação laboral pretendida - Recurso parcialmente provido.

  • TJ-GO - Mandado de Segurança (CF; Lei 12016/2009) XXXXX20208090000 GOIÂNIA

    Jurisprudência • Acórdão • 

    MANDADO DE SEGURANÇA. REMOÇÃO DE OFÍCIO DE SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL. REQUISITOS OBEDECIDOS. ATO DISCRICIONÁRIO. AUSÊNCIA DE INAMOVIBILIDADE. INEXISTÊNCIA DE PRETERIÇÃO DO IMPETRANTE. 1. A remoção de servidor público para atender à necessidade do serviço, com redistribuição dos recursos humanos, é ato administrativo de natureza discricionária, estando, portanto, dentro da esfera da conveniência e oportunidade que regem a atuação da administração pública. 2. Não se vislumbra, portanto, a existência de irregularidade, ilegalidade ou arbitrariedade na relotação do impetrante, inclusive porque o servidor público não tem direito à inamovibilidade. 3. Havia, também, na convocação n. 1/2019-SES/GGDP-03087 a previsão de remoção de ofício, o que legitima a remoção efetivada. 4. Não há que se falar em preterição do impetrante, porquanto a situação de outra servidora, admitida em data mais recente, restou devidamente justificada em Memorando, no qual se justificou, com razoabilidade e com fundamento legítimo, o tratamento diferenciado.SEGURANÇA DENEGADA.

  • TJ-ES - Apelação: APL XXXXX20188080021

    Jurisprudência • Acórdão • 

    EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. MUDANÇA DE LOTAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO. NECESSIDADE DE MOTIVAÇÃO DO ATO DE REMOÇÃO. PODER DISCRICIONÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO. RECURSO DESPROVIDO. 1) A remoção de servidor no interesse da Administração constitui ato discricionário, cujo juízo de conveniência, oportunidade e eficiência compete exclusivamente à autoridade estatal designada por lei, ao passo que, em contrapartida, para validade do ato administrativo é obrigatória a motivação, ainda que a posteriori , sob pena de violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal , bem como daqueles previstos no caput do art. 2º da Lei 9.784 /99, dentre os quais, os da finalidade, razoabilidade, motivação, segurança jurídica e interesse público. 2) Considerando que o que o regime jurídico dos servidores públicos não contempla direito a inamovibilidade, não há que se questionar a modificação na lotação promovida por ato administrativo discricionário. 3) Recurso desprovido. ACORDA a Egrégia Segunda Câmara Cível, em conformidade da ata e notas taquigráficas da sessão, que integram este julgado, à unanimidade, negar provimento ao recurso. Vitória, 22 de outubro de 2019. DESEMBARGADOR PRESIDENTE/RELATOR

Modelos que citam Inamovibilidade de Servidor Público

  • Lotação Relotação Servidor Publico concursado

    Modelos • 27/05/2020 • HELENA A SALOMÃO ROCHA

    a unidade necessária ao serviço do seu funcionário, posto que não há a garantia da inamovibilidade para o servidor público, estando no âmbito do poder discricionário da Administração Pública a possibilidade... Não só os atos de lotação, mas também os de remoção do servidor público possuem natureza discricionária, condicionando-se às necessidades do Poder Público... É lícito à Administração transferir servidor público, inserindo-se tal ato dentre as prerrogativas do Poder Executivo, desde que decorrente de interesse público e efetivada através de ato devidamente motivado

  • Modelo de Solicitação de motivação de ato administrativo

    Modelos • 18/09/2022 • Luhan Sousa

    Fazendo com que a remoção do servidor público possa incorrer em vício de finalidade e desvio de função do ato praticado... REMOÇÃO IMOTIVADA DE SERVIDOR PÚBLICO. AFRONTA A PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS BASILARES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NULIDADE DO ATO. MANUTENÇÃO DA DECISÃO. PRECEDENTES. IMPROVIMENTO. 1... É nulo o ato administrativo de remoção de servidor público ausente de motivação. 2

  • Parecer sobre Remoção de Servidor Lei 12.527/11, LC 04/90 e Port 63/17 da Defesa Agropecuária de MT.

    Modelos • 02/02/2018 • Marcelo Galvão Marques

    ante a prerrogativa do Poder Público em designar a unidade necessária ao serviço do seu funcionário, posto que não há a garantia da inamovibilidade para o servidor público, estando no âmbito do poder... A lotação do servidor público é ato discricionário do Poder Público, salientando-se que, na hipótese, a instituição para a qual as recorrentes já prestavam serviços antes do certame nem mesmo estava incluída... José Arnaldo da Fonseca, 5ª Turma do STJ, julgado em 19.05.05, DJU de 27.06.05, p. 418) “Não existe a garantia da inamovibilidade para o servidor público municipal, já que se amolda ao âmbito do poder

Peças Processuais que citam Inamovibilidade de Servidor Público

  • Petição Inicial - TJSC - Ação Mandado de Segurança - Mandado de Segurança - contra Município de Mafra e Ministério Público do Estado de Santa Catarina

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2022.8.24.0041 em 17/05/2022 • TJSC · Comarca · Mafra, SC

    Servidor Público. Remoção. Ato administrativo. Ausência de motivação. Liminar em mandado de segurança. Requisitos satisfeitos. Concessão. Recurso desprovido... A decisão abaixo, também do TJSC, trata da inamovibilidade: ADMINISTRATIVO - SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL ELEITO PARA O CARGO DE VEREADOR - REMOÇÃO PARA OUTRA REPARTIÇÃO - INAMOVIBILIDADE PREVISTA EM LEI... Se a Lei Orgânica do Município estabelece a inamobilidade do servidor público que vem a ser eleito para o cargo de vereador, enquanto perdurar seu mandato, não pode o administrador removê-lo para outra

  • Petição (Outras) - TJSP - Ação Servidor Público Civil - Mandado de Segurança Cível - contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.8.26.0038 em 18/11/2021 • TJSP · Comarca · Foro de Araras, SP

    Público - AP. 290.957-5/7 - Rel. Rui Stoco - j. 09.1.205) Recurso em Mandado de Segurança. Administrativo. Servidor Público. Remoção. Motivação. Ilegalidade. Inexistência. - "1... Realizando a remoção ex oficio de servidor público em razão da conveniência da Administração Pública, não há que se falar em desvio de poder. 2... da Apelação Cível no XXXXX-6.2013.8.26.053: A remoção ou transferência do servidor público, e ou a movimentação deles é amplo e discricionário

  • Petição (Outras) - TJSP - Ação Servidor Público Civil - Mandado de Segurança Cível - contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.8.26.0038 em 18/11/2021 • TJSP · Comarca · Foro de Araras, SP

    Público - AP. 290.957-5/7 - Rel. Rui Stoco - j. 09.1.205) Recurso em Mandado de Segurança. Administrativo. Servidor Público. Remoção. Motivação. Ilegalidade. Inexistência. - "1... Realizando a remoção ex oficio de servidor público em razão da conveniência da Administração Pública, não há que se falar em desvio de poder. 2... da Apelação Cível no XXXXX-6.2013.8.26.053: A remoção ou transferência do servidor público, e ou a movimentação deles é amplo e discricionário

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