Art. 41 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

A tatuagem e o Concurso Público

, valores amplamente acautelados, conforme preceitua o artigo 5°, IV e IX, da Constituição Federal de 1988. De fato... públicos tem previsão no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, …

A tatuagem e o Concurso Público

O Princípio da Igualdade está expresso nos artigos 3º, IV e 5º, caput, ambos da Constituição Federal de 1988: Art. 3º... expresso na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 5º, LV, in …

A importância do Advogado na defesa do servidor público em caso de processo administrativo disciplinar

administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa, é o que está previsto no artigo 41, §1º, inciso II..., da Constituição Federal. Embora o Supremo Tribunal Federal afirme que a falta de …

Estabilidade do servidor público

, com as hipóteses taxadas nos incisos supracitados do art. 41 da Constituição Federal de 1988. Para a perda do cargo após... exercício da função pública. (BRASIL, 1988) Os artigos da Constituição Fe…

Militares no INSS: isso é juridicamente possível? Artigo de Rodrigo Belmonte

, não possui o mesmo conteúdo jurídico que a palavra “servidores” prevista no art. 41 da CF/88 e na lei nº 8112... presidencial, amparado pelo art. 84, inciso VI da Constituição da República de 1988.…

A Importância dos Princípios no Direito Administrativo

exemplos desses institutos: o estágio probatório (artigo 41 da Constituição Federal ); a fixação de metas de desempenho... da igualdade, previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , caput ”. …
Juri Descomplica, Bacharel em Direito
mês passado

Os principais direitos do servidor público

. Certos direitos básicos dos servidores públicos estão previstos na Constituição Federal de 1988 ("CF/88"), em especial... (artigo 37, inciso IX da Constituição Federal de 1988), são contratados …
Dica De Ouro, Advogado
há 2 meses

Seja um Bom Advogado: Veja 13 dicas para você aprender melhor o Direito e evoluir a cada dia

a 162) para a área de fiscalização. Em Direito administrativo, é recomendável estudar os artigos 37 a 41... esteja estudando para concursos, por exemplo, verifique no edital as leis da esfera que o …

O que é sindicância administrativa?

a perda do cargo do funcionário estável, conforme art. 41 da Constituição da República. Iniciado o processo administrativo... administrativo disciplinar? Deve ser garantido ao servidor o direito à …
Leonardo Pereira, Bacharel em Direito
há 3 meses

A burocracia e o estamento burocrático: uma diferenciação necessária

(art. 39, §7º, CF/88); avaliação por desempenho do servidor público (art. 41, CF/88); participação do cidadão, acesso à... (art. 39, §2º, CF/88); destinação de recursos orçamentários para programas …