Artigo 239 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 239. A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social, criado pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego, outras ações da previdência social e o abono de que trata o § 3º deste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 1º Dos recursos mencionados no "caput" deste artigo, pelo menos quarenta por cento serão destinados a financiar programas de desenvolvimento econômico, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com critérios de remuneração que lhes preservem o valor.
(Revogado)
§ 1º Dos recursos mencionados no caput, no mínimo 28% (vinte e oito por cento) serão destinados para o financiamento de programas de desenvolvimento econômico, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com critérios de remuneração que preservem o seu valor. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 2º Os patrimônios acumulados do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público são preservados, mantendo-se os critérios de saque nas situações previstas nas leis específicas, com exceção da retirada por motivo de casamento, ficando vedada a distribuição da arrecadação de que trata o "caput" deste artigo, para depósito nas contas individuais dos participantes.
§ 3º Aos empregados que percebam de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, até dois salários mínimos de remuneração mensal, é assegurado o pagamento de um salário mínimo anual, computado neste valor o rendimento das contas individuais, no caso daqueles que já participavam dos referidos programas, até a data da promulgação desta Constituição.
§ 4º O financiamento do seguro-desemprego receberá uma contribuição adicional da empresa cujo índice de rotatividade da força de trabalho superar o índice médio da rotatividade do setor, na forma estabelecida por lei.
§ 5º Os programas de desenvolvimento econômico financiados na forma do § 1º e seus resultados serão anualmente avaliados e divulgados em meio de comunicação social eletrônico e apresentados em reunião da comissão mista permanente de que trata o § 1º do art. 166. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

Recurso - TRF01 - Ação Base de Cálculo - Procedimento Comum Cível - de Solar Construcoes Projetos e Consultoria contra Uniao Federal (Fazenda Nacional

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 5a VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MINAS GERAIS Autos n° Requerente: SOLAR CONSTRUÇÕES E PROJETOS E CONSULTORIA LTDA. Requerida: UNIÃO (FAZENDA NACIONAL) A…
Romildo Costa, Advogado
há 14 dias

Esclusão do icms da base de cálculo do pis/cofins

Para alguns uma simples tese, para outros, uma luz no fim do túnel. Na verdade, trata se de uma grande tese, tanto que está sendo considerada a tese do século, principalmente se levarmos em…

Petição - TRF01 - Ação Cofins - Apelação / Remessa Necessária - de União Federal (Fazenda Nacional contra DBS Rio Comercial de Produtos de Limpeza

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(ÍZA) FEDERAL DA 13a VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL Processo n° DBS RIO COMERCIAL DE PRODUTOS DE LIMPEZA LTDA , já devidamente…

Petição - TRF01 - Ação Cofins - Apelação Cível - de União Federal (Fazenda Nacional contra Sulmedicamentos Distribuidora de Produtos Farmaceuticos, Medmais Distribuidora de Medicamentos, Baiana Medicamentos e Nordeste Potiguar Farmaceutica

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUÍZ FEDERAL DA 22a VARA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL. SULMEDICAMENTOS DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. e OUTRAS , devidamente qualificadas nos…

Recurso - TRF01 - Ação Cofins - Apelação Cível - de União Federal (Fazenda Nacional contra Sulmedicamentos Distribuidora de Produtos Farmaceuticos, Medmais Distribuidora de Medicamentos, Baiana Medicamentos e Nordeste Potiguar Farmaceutica

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA __ VARA FEDERAL DE BRASÍLIA - SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL. BAIANA MEDICAMENTOS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, com sede na Bairro…

Petição - TRF01 - Ação Exclusão - Icms - Apelação / Remessa Necessária - de Fazenda Nacional contra SM Distribuidora de Drogas

AO JUIZO DA 21a VARA CÍVEL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL URGENTE PEDIDO LIMINAR SUSPENÇÃO DA EXIGIBILIDADE TRIBUTÁRIA - COBRANÇA ILEGAL E ARBITRÁRIA - Art. 151 CTN ATO COATOR PRATICADO…

Petição - TRF01 - Ação Exclusão - Icms - Apelação / Remessa Necessária - de Fazenda Nacional contra SM Distribuidora de Drogas

AO JUIZO DE UMA DAS VARAS FEDERAIS CIVEIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL URGENTE PEDIDO LIMINAR SUSPENÇÃO DA EXIGIBILIDADE TRIBUTÁRIA - COBRANÇA ILEGAL E ARBITRÁRIA - Art. 151 CTN ATO COATOR…

Petição - TRT18 - Ação Tomador de Serviços / Terceirização - Atord - de União Federal (Pgf contra Sky Servicos de Banda Larga, Linares e Oliveira Comercio e Servicos e Wega - Comercio de Produtos Eletronicos

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA 12a VARA DE GOIÂNIA, GOIÁS RTOrd , já qualificado nos autos da RECLAMATÓRIA TRABALHISTA movida em desfavor de SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA, WEGA…

Petição - TRT18 - Ação Adicional de Hora Extra - Rot - contra Linares e Oliveira Comercio e Servicos, Wega - Comercio de Produtos Eletronicos e Sky Servicos de Banda Larga

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DO TRABALHO DA 12a VARA DE GOIÂNIA, GOIÁS RTOrd , já qualificado nos autos da RECLAMATÓRIA TRABALHISTA movida em desfavor de SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA, WEGA…

Contestação - TRT03 - Ação Horas Extras - Ap - de AEC Centro de Contatos contra Claro e Sky Brasil Servicos

Lucas Guimarães e Silva da Costa Sampaio Marcos Leone EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA 1a VARA DO TRABALHO DE GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS Ref. autos n° Reclamante: SKY BRASIL…