Pedido de Revisão de Débitos Pendente de Análise em Todos os documentos

Mais de 10.000 resultados

Jurisprudência que cita Pedido de Revisão de Débitos Pendente de Análise

  • TRF-4 - Apelação/Remessa Necessária: APL XXXXX20184049999 XXXXX-83.2018.4.04.9999

    Jurisprudência • Acórdão • 

    APELAÇÃO CÍVEL. EXECUÇÃO FISCAL. PEDIDO ADMINISTRATIVO DE REVISÃO DO DÉBITO TRIBUTÁRIO. SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE. Pendente a análise de pedido administrativo de revisão do débito tributário, é defeso o ajuizamento da execução fiscal, uma vez que suspensa a exigibilidade da dívida ( CTN , art. 151 , III ).

  • TRF-3 - REMESSA NECESSÁRIA CÍVEL: RemNecCiv XXXXX20224036103 SP

    Jurisprudência • Acórdão • 

    E M E N T A ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. PROCESSO ADMINISTRATIVO. PEDIDO DE REVISÃO DE INSCRIÇÃO DE DÍVIDA – PRID. PORTARIA PGFN Nº 33/2018. DECURSO DE PRAZO LEGAL. VIOLAÇÃO A DIREITO LÍQUIDO E CERTO.REMESSA NECESSÁRIA DESPROVIDA. 1. A Constituição Federal , em seu art. 5º, inciso LXXVIII, assegura a todos, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. Desse modo, a razoável duração do processo foi erigida pela Constituição Federal como cláusula pétrea e direito fundamental de todos. 2. A Lei nº 9.784 /1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal,estabelece, por seu turno, o prazo de até 30 dias para que a Administração Pública profira decisão em processo administrativo. 3. Especificamente em se tratando de Pedido de Revisão de Dívida Inscrita – PRDI, prevê a Portaria PGFN nº 33/2018, em seu artigo 17, § 1º, que a análise se dará no prazo de 30 (trinta) dias e, em seu § 3º, que se o pedido versar sobre fato ocorrido antes da inscrição em dívida ativa poderá requisitar elementos de fato e de direito aos órgãos de origem, cabendo à PGFN tomar providências relativas ao pedido, nos termos do artigo 18, no caso de não serem prestadas as informações pelo órgão de origem. 4. Decorrido o prazo legal sem que a Receita Federal do Brasil tomasse as providências necessárias à análise do pedido formulado pelo impetrante, resta caracterizada a violação. 5. Não há amparo legal que fundamente a omissão administrativa, pelo contrário, implica o descumprimento de norma legal, além de ofensa aos princípios da duração razoável do processo, da eficiência na prestação do serviço público e da segurança jurídica. 6. À vista de que a retificação das inscrições por parte da autoridade impetrada decorreu de comando exarado em sede de liminar, reiterada por ocasião da sentença, impõe-se sua confirmação no âmbito do presente decisum, não havendo que se falar em perda do objeto. 7. Remessa necessárianão provida.

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX RS XXXX/XXXXX-4

    Jurisprudência • Acórdão • 
    • Recurso Repetitivo
    • Decisão de mérito

    PREVIDENCIÁRIO. CONTROVÉRSIA SUBMETIDA AO REGIME DOS ARTS. 1.036 E SEGUINTES DO CPC/2015 . TEMA XXXXX/STJ. REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. REVISÃO DO ATO DE CONCESSÃO. QUESTÕES NÃO DECIDIDAS. DECADÊNCIA ESTABELECIDA NO ART. 103 DA LEI 8.213 /1991. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS INSTITUTOS DA DECADÊNCIA E DA PRESCRIÇÃO. AFASTAMENTO DA APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ACTIO NATA. IDENTIFICAÇÃO DA CONTROVÉRSIA 1. Trata-se de Recurso Especial (art. 105 , III , a e c , da CF/1988 ) em que se alega que incide a decadência mencionada no art. 103 da Lei 8.213 /1991, mesmo quando a matéria específica controvertida não foi objeto de apreciação no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário. 2. A tese representativa da controvérsia, admitida no presente feito e no REsp XXXXX/RS , foi assim fixada (Tema XXXXX/STJ): "questão atinente à incidência do prazo decadencial sobre o direito de revisão do ato de concessão de benefício previdenciário do regime geral (art. 103 da Lei 8.213 /1991) nas hipóteses em que o ato administrativo da autarquia previdenciária não apreciou o mérito do objeto da revisão." FUNDAMENTOS DA RESOLUÇÃO DA CONTROVÉRSIA 3. É primordial, para uma ampla discussão sobre a aplicabilidade do art. 103 da Lei 8.213 /1991, partir da básica diferenciação entre prescrição e decadência. 4. Embora a questão seja por vezes tormentosa na doutrina e na jurisprudência, há características inerentes aos institutos, das quais não se pode afastar, entre elas a base de incidência de cada um deles, fundamental para o estudo da decadência do direito de revisão dos benefícios previdenciários. 5. A prescrição tem como alvo um direito violado, ou seja, para que ela incida deve haver controvérsia sobre o objeto de direito consubstanciada na resistência manifestada pelo sujeito passivo, sendo essa a essência do princípio da actio nata (o direito de ação nasce com a violação ao direito). Essa disciplina está disposta no art. 189 do CC : "art. 189 . Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206." 6. Por subtender a violação do direito, o regime prescricional admite causas que impedem, suspendem ou interrompem o prazo prescricional, e, assim como já frisado, a ação só nasce ao titular do direito violado. 7. Já a decadência incide sobre os direitos exercidos independentemente da manifestação de vontade do sujeito passivo do direito, os quais são conhecidos na doutrina como potestativos. Dessarte, para o exercício do direito potestativo e a consequente incidência da decadência, desnecessário haver afronta a esse direito ou expressa manifestação do sujeito passivo para configurar resistência, pois o titular pode exercer o direito independentemente da manifestação de vontade de terceiros. 8. Não há falar, portanto, em impedimento, suspensão ou interrupção de prazos decadenciais, salvo por expressa determinação legal (art. 207 do CC ). 9. Por tal motivo, merece revisão a corrente que busca aplicar as bases jurídicas da prescrição (como o princípio da actio nata) sobre a decadência, quando se afirma, por exemplo, que é necessário que tenha ocorrido a afronta ao direito (explícito negativa da autarquia previdenciária) para ter início o prazo decadencial. 10. Como direito potestativo que é, o direito de pedir a revisão de benefício previdenciário prescinde de violação específica do fundo de direito (manifestação expressa da autarquia sobre determinado ponto), tanto assim que a revisão ampla do ato de concessão pode se dar haja ou não ostensiva análise do INSS. Caso contrário, dever-se-ia impor a extinção do processo sem resolução do mérito por falta de prévio requerimento administrativo do ponto não apreciado pelo INSS. 11. Isso é reforçado pelo art. 103 da Lei 8.213 /1991, que estabelece de forma específica o termo inicial para o exercício do direito potestativo de revisão quando o benefício é concedido ("a contar do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação") ou indeferido ("do dia em que tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo"). 12. Fosse a intenção do legislador exigir expressa negativa do direito vindicado, teria ele adotado o regime prescricional para fulminar o direito malferido. Nesse caso, o prazo iniciar-se-ia com a clara violação do direito e aplicar-se-ia o princípio da actio nata. 13. Não é essa compreensão que deve prevalecer, já que, como frisado, o direito que se sujeita a prazo decadencial independe de violação para ter início. 14. Tais apontamentos corroboram a tese de que a aplicação do prazo decadencial independe de formal resistência da autarquia e representa o livre exercício do direito de revisão do benefício pelo segurado, já que ele não se subordina à manifestação de vontade do INSS. 15. Considerando-se, por fim, a elasticidade do lapso temporal para os segurados revisarem os benefícios previdenciários, a natureza decadencial do prazo (não aplicação do princípio da actio nata) e o princípio jurídico básico de que ninguém pode alegar desconhecimento da lei (art. 3º da LINDB), conclui-se que o prazo decadencial deve ser aplicado mesmo às questões não tratadas no ato de administrativo de análise do benefício previdenciário. FIXAÇÃO DA TESE SUBMETIDA AO RITO DOS ARTS. 1.036 E SEGUINTES DO CPC/2015 16. Para fins dos arts. 1.036 e seguintes do CPC/2015 , a controvérsia fica assim resolvida (Tema XXXXX/STJ): "Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103 , caput, da Lei 8.213 /1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário." RESOLUÇÃO DO CASO CONCRETO 17. Na hipótese dos autos, o Tribunal de origem entendeu de forma diversa do que aqui assentado, de modo que deve ser provido o Recurso Especial para se declarar a decadência do direito de revisão, com inversão dos ônus sucumbenciais (fl. 148/e-STJ), observando-se a concessão do benefício da justiça gratuita. CONCLUSÃO 18. Recurso Especial provido. Acórdão submetido ao regime dos arts. 1.036 e seguintes do CPC/2015 .

Peças Processuais que citam Pedido de Revisão de Débitos Pendente de Análise

  • Petição Inicial - TRF3 - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança (Cível) - contra Ministério Público Federal e União Federal - Fazenda Nacional

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.4.03.6110 em 25/08/2023 • TRF3 · Comarca · Sorocaba, SP

    Ocorre que o alegado, encontra-se pendente de análise da Autarquia Federal, razão pela qual deverá ser suspensa a exigibilidade do crédito tributário, conforme demonstrado a seguir... Tributários, até que o processo de nº 196 , pendente de análise pela Receita Federal do Brasil em Sorocaba - SP, na qual discute-se a impugnação à cobrança, seja definitivamente julgado... COMPETENTE PARA FIGURAR NO PÓLO PASSIVO DO PRESENTE WRIT Considerando que a pendente análise da revisão de cobrança está impedindo à expedição da certidão de regularidade fiscal, está a cargo da Secretaria

  • Petição Inicial - TRF1 - Ação Mandado de Segurança com Pedido de Medida Liminar - Mandado de Segurança (Cível) - de Lenocar Pneus Pecas e Acessorios Automotivos contra Ministério Público Federal e União Federal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2024.4.01.3311 em 15/01/2024 • TRF1 · Comarca · Subseção Judiciária de Itabuna, BA

    concedido pela Lei n.º 12.996 /2014, em análise no processo administrativo de revisão de consolidação de parcelamento nº 157 , pendente de análise perante a Impetrada; b) A notificação da autoridade coatora... (Doc. 05) Pois bem, o presente mandamus tem por objeto a declaração de direito da Impetrante de obter Certidão Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Tributários, até que o processo de nº 157 , pendente de análise... II - DA AUTORIDADE COMPETENTE PARA FIGURAR NO PÓLO PASSIVO DO PRESENTE WRIT Considerando que a pendente análise do pedido de parcelamento está impedindo à expedição da certidão de regularidade fiscal

  • Petição Inicial - TRF1 - Ação Mandado de Segurança c/c Pedido Liminar - Mandado de Segurança (Cível) - de Reconflex Industria e Comercio de Colchoes contra União Federal e Ministério Público Federal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2023.4.01.3304 em 27/09/2023 • TRF1 · Comarca · Subseção Judiciária de Feira de Santana, BA

    AO JUÍZO FEDERAL CÍVEL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA URGENTE EMPRESA LICITANTE CPEN IMPRESCINDÍVEL PARA RECEBIMENTOS PEDIDO DE CONVERSÃO DE GUIAS PENDENTE DE ANÁLISE RECONFLEX INDÚSTRIA... em que pese em guias diversas, e cuja a exigibilidade deveriam se manter suspensas por força de requerimento administrativo de conversão de GPS para DARF que está pendente de análise, bem como, suas... Ademais, em razão da notificação recebida, a Impetrante terá uma execução fiscal ajuizada em razão de débitos que já foram quitados, mas apenas em guias diversas, bastando que a RFB analise o pedido de

Modelos que citam Pedido de Revisão de Débitos Pendente de Análise

  • [Modelo] Mandado de Segurança com Pedido Liminar

    Modelos • 09/05/2022 • Jus Petições

    concedido pela Lei n.º 12.996 /2014, em análise no processo administrativo de revisão de consolidação de parcelamento nº XXXXX.XXXX/2015-31, pendente de análise perante a Impetrada; · A notificação da... Consoante o quanto alegado, o processo encontrava-se pendente de análise da Autarquia Federal, razão pela qual foi suspensa a exigibilidade do crédito tributário, conforme informações do “Relatório Complementar... O presente mandamus tem por objeto a declaração de direito da Impetrante em obter Certidão Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Tributários, até que o processo de nº XXXXX.XXXXX/2015-31, pendente de análise

  • Contestação - Busca e apreensão em alienação fiduciária

    Modelos • 28/02/2022 • Geofre Saraiva Neto

    Tais argumentos podem ser facilmente constatados com uma simples análise junto ao site do Banco Central do Brasil... A ação debusca e apreensão fundada no Decreto-Lei nº 911 /69, ao ser apresentada resposta pelo réu com o intuito de revisão das cláusulas do contrato, passa a ter caráter dúplice, tal qual seria um pedido... AÇÃO DE REVISÃO

Diários OficiaisCarregando resultados...
ArtigosCarregando resultados...
NotíciasCarregando resultados...
DoutrinaCarregando resultados...