Representação Administrativa Contra Servidor Público Municipal em Todos os documentos

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Jurisprudência que cita Representação Administrativa Contra Servidor Público Municipal

  • STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX SE XXXX/XXXXX-6

    Jurisprudência • Acórdão • 
    • Recurso Repetitivo
    • Decisão de mérito

    PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DA CONTROVÉRSIA. IMPROBIDADE. CONTRATAÇÃO DE SERVIDOR TEMPORÁRIO. AUTORIZAÇÃO. LEI LOCAL. DOLO. AFASTAMENTO. 1. Em face dos princípios a que está submetida a administração pública (art. 37 da CF/1988 ) e tendo em vista a supremacia deles, sendo representantes daquela os agentes públicos passíveis de serem alcançados pela lei de improbidade, o legislador ordinário quis impedir o ajuizamento de ações temerárias, evitando, com isso, além de eventuais perseguições políticas e o descrédito social de atos ou decisões político-administrativos legítimos, a punição de administradores ou de agentes públicos inexperientes, inábeis ou que fizeram uma má opção política na gerência da coisa pública ou na prática de atos administrativos, sem má-fé ou intenção de lesar o erário ou de enriquecimento. 2. A questão central objeto deste recurso, submetido ao regime dos recursos repetitivos, é saber se a contratação de servidores temporários sem concurso público, baseada em legislação municipal, configura ato de improbidade administrativa, em razão de eventual dificuldade de identificar o elemento subjetivo necessário à caracterização do ilícito administrativo. 3. De acordo com a jurisprudência desta Corte Superior, desde há muito, a contratação de servidores públicos temporários sem concurso público baseada em legislação local afasta a caracterização do dolo genérico para a configuração de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública. 4. O afastamento do elemento subjetivo de tal conduta dá-se em razão da dificuldade de identificar o dolo genérico, situação que foi alterada com a edição da Lei n. 14.230 /2021, que conferiu tratamento mais rigoroso para o reconhecimento da improbidade, ao estabelecer não mais o dolo genérico, mas o dolo específico como requisito para a caracterização do ato de improbidade administrativa, ex vi do art. 1º , §§ 2º e 3º , da Lei n. 8.429 /1992, em que é necessário aferir a especial intenção desonesta do agente de violar o bem jurídico tutelado. 5. Para os fins do art. 1.039 do CPC/2015 , firma-se a seguinte tese: "A contratação de servidores públicos temporários sem concurso público, mas baseada em legislação local, por si só, não configura a improbidade administrativa prevista no art. 11 da Lei 8.429 /1992, por estar ausente o elemento subjetivo (dolo) necessário para a configuração do ato de improbidade violador dos princípios da administração pública." 6. In casu, o Tribunal de origem manteve a sentença que condenou os demandados, mesmo levando em conta a existência de lei municipal que possibilitava a contratação temporária da servidora apontada nos autos, sem a prévia aprovação em concurso público, motivo pelo qual o acórdão deve ser reformado. 7. Recurso especial provido.

  • TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX20188260498 SP XXXXX-61.2018.8.26.0498

    Jurisprudência • Acórdão • 

    CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO – AÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS SEM LICITAÇÃO – DANO AO ERÁRIO E OFENSA AOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS – DOLO – SUPERVENIÊNCIA DA LEI Nº 14.230 /21 – APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO ADMINISTRATIVO SANCIONADOR AO SISTEMA DE IMPROBIDADE – RETROATIVIDADE DA NORMA MAIS BENÉFICA. 1. O propósito da Lei de Improbidade Administrativa é coibir atos praticados com manifesta intenção lesiva à Administração Pública e não apenas atos que, embora ilegais ou irregulares, tenham sido praticados por administradores inábeis sem a comprovação de má-fé. Ausência de dolo. 2. Da ilegalidade ou irregularidade em si não decorre a improbidade. Para caracterização do ato de improbidade administrativa exige-se a presença do elemento subjetivo na conduta do agente público. 3. Ação civil pública por improbidade administrativa. A Lei n.º 14.230 /2021 promoveu profundas alterações na Lei de Improbidade Administrativa , dentre as quais a supressão das modalidades culposas nos atos de improbidade. Novatio legis in mellius. Retroatividade. Aplicação dos princípios constitucionais do direito administrativo sancionador (art. 1º , § 4º , da Lei nº 8.429 /1992). 4. Para caracterização do ato de improbidade administrativa faz-se necessário dolo do agente, assim entendido como a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º , 10 e 11 da LIA , não bastando a voluntariedade do agente ou o mero exercício da função ou desempenho de competências públicas. Ausência de prova de dolo dos réus. Ação civil pública improcedente. Sentença reformada. Recursos providos.

  • STF - AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX SP

    Jurisprudência • Acórdão • 

    EMENTA: AGRAVO INTERNO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. AUSÊNCIA DE DOLO. ATO ÍMPROBO NÃO CONFIGURADO. 1. A ilegalidade, por si só, não é suficiente para configurar a conduta ímproba. No caso, o próprio Tribunal de origem concluiu que o agente público atuou sem o especial fim de agir, sem intenção clara de burlar as regras de contratação temporária. 2. Não demonstrada a existência clara do elemento subjetivo doloso, qualificado pela má-fé, não é possível responsabilizar o agente público por de ato de improbidade administrativa. 3. Agravo Interno a que se nega provimento.

Modelos que citam Representação Administrativa Contra Servidor Público Municipal

  • Mandado de segurança com pedido de tutela de urgência antecipada

    Modelos • 01/05/2020 • Natalia Bazoli

    REINTEGRAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO. VENCIMENTOS RETROATIVOS A PARTIR DA DATA DA DEMISSÃO ILEGAL. 1... A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.”... SERVIDOR PÚBLICO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. DEMISSÃO. CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA. INDEPENDÊNCIA DA INSTÂNCIA CRIMINAL. MÉRITO ADMINISTRATIVO

  • Contestação em Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa - Com base na Lei n° 14.230/2021

    Modelos • 05/06/2022 • André Wilker Costa

    Em suma, não nos parece plausível crer que um servidor público municipal, desesperado com a atitude negligente da própria Administração, ao contratar serviços especializados para auxiliá-lo no acompanhamento... em ato praticado por servidor público, no exercício de suas funções... Conquanto tenha havido diminuição na carga horária dos demais servidores públicos municipais, a rotina de expedientes desenvolvidos pelo Requerido não sofreu qualquer redução

  • Ação declaratória de inconstitucionalidade

    Modelos • 09/09/2016 • Jose Antonio Abdala

    À guisa de comparação, os artigos 25 a 38 da Lei 4.616 /06, Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Servidor Público Municipal, hoje tratam das promoções segundo a seguinte regra: “Art. 25... dos Servidores Públicos Municipais de São Luís e Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, respectivamente... Servidores públicos não têm direito adquirido a regime jurídico. Precedentes. 3

Peças Processuais que citam Representação Administrativa Contra Servidor Público Municipal

  • Documentos diversos - TJSP - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - contra Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.8.26.0577 em 09/04/2021 • TJSP · Comarca · Foro de São José dos Campos, SP

    DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO DOS CAMPOS APELADO: COMARCA: SÃO DOS CAMPOS JUIZ DE 1º GRAU: DR... CAMPOS VOTO Nº 6.866 AGRAVO DE INSTRUMENTO - SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL - INATIVO - RECÁLCULO DA SEXTA-PARTE - ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA... Nº: XXXXX-62.2011.8.26.0577 RECORRENTE: JUÍZO EX-OFFICO APELANTE: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO DOS CAMPOS APELADA: JUIZ DE 1º GRAU: SERVIDORA PÚBLICA MUNICIPAL APOSENTADA

  • Contestação - TJSP - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - contra Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2021.8.26.0577 em 19/04/2021 • TJSP · Comarca · Foro de São José dos Campos, SP

    O servidor que completar 20 (vinte) anos de exercício no serviço público municipal perceberá importância equivalente a Sexta Parte do seu vencimento, de acordo com o artigo 39 da Lei Complementar nº 056... Na linha da orientação firmada no Plenário desta Corte, no julgamento da Representação 1.155-1/DF, Rel. Min... Nesse compasso, a definição das parcelas remuneratórias que integram o salário-de-contribuição no RPPS se insere na autonomia administrativa e legislativa do Ente Público, incabível a interferência da

  • Petição - TJSP - Ação Irredutibilidade de Vencimentos - contra Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal

    Peça Processual • juntada ao processo XXXXXXX-XX.2020.8.26.0577 em 18/08/2020 • TJSP · Comarca · Foro de São José dos Campos, SP

    O servidor que completar 20 (vinte) anos de exercício no serviço público municipal perceberá importância equivalente a Sexta Parte do seu vencimento, de acordo com o artigo 39 da Lei Complementar n° 056... O pagamento de vencimentos e vantagens pecuniárias assegurados em sentença concessiva de mandado de segurança a servidor público da administração direta ou autárquica federal, estadual e municipal somente... Nesse compasso, a definição das parcelas remuneratórias que integram o salário-de-contribuição no RPPS se insere na autonomia administrativa e legislativa do Ente Público, incabível a interferência da

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