jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

18/08 - ARAPONGAS - Desejo de retratação de mulher vítima de violência doméstica deve constar do inquérito policial

0
0
0
Salvar
A 3ª Promotoria de Justiça de Arapongas, no Norte-Central paranaense, emitiu recomendação administrativa dirigida ao delegado-chefe da 22ª Subdivisão Policial da cidade para que seja incluída nos inquéritos policiais relacionados à violência familiar ou doméstica contra a mulher a manifestação do desejo de retratação, quando houver.

A medida foi motivada pelo grande número de mulheres que busca o Judiciário para manifestar o desejo de retratar-se de alguma denúncia – muitas vezes, por reconciliar-se com o agressor –, sem que o Ministério Público tenha recebido os inquéritos policiais referentes aos casos. Com isso, o MPPR não tem informações suficientes para avaliar se deve ou não ser apresentada denúncia criminal contra o agressor, o que pode gerar denúncias desnecessárias.

Em muitos casos, a queixa feita pela mulher gera medidas protetivas (como, por exemplo, a proibição de que o agressor se aproxime da vítima ou mantenha contato com ela) que, em caso de retratação, deve ser suspensas. A falta das informações do inquérito policial dificulta a análise sobre a possibilidade de haver a retratação da vítima, uma vez que alguns tipos de agressão devem ser denunciados pelo Ministério Público independentemente da vontade da vítima.

O cumprimento da recomendação do MPPR possibilitará a uniformização e a integração dos procedimentos entre a Polícia Civil, o Judiciário e o Ministério Público.






Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4249


18/08/17
  • Publicações9539
  • Seguidores89
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/18-08-arapongas-desejo-de-retratacao-de-mulher-vitima-de-violencia-domestica-deve-constar-do-inquerito-policial/489600608
Fale agora com um advogado online