jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

1º Mutirão da Cidadania em Bauru (SP) realiza 3.244 atendimentos ao público

Mais de 20 órgãos públicos participaram do evento, organizado pelo MPF em Bauru e pelo Sesi

há 14 anos
0
0
0
Salvar
O 1º Mutirão da Cidadania em Bauru (SP), realizado pelo Ministério Público Federal, no último sábado, 16 de outubro, em parceria com o Sesi e o Senai, e com a participação de mais de 20 órgãos públicos, fez 3.244 atendimentos ao público. Entre os serviços públicos na área jurídica e de documentação, os mais procurados foram a Defensoria Pública Estadual, que realizou 48 atendimentos, e o IIRGD, da Secretaria da Segurança Pública, que atendeu 41 pessoas em busca da primeira via do RG.

O serviço mais requisitado pelo público presente foi o Alimente-se Bem, do Sesi, com dicas sobre alimentação, que serviu 750 sucos e ensinou receitas saudáveis. Os diversos serviços de orientação à saúde, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e USP Bauru (Centrinho e Faculdade de Odontologia), foram responsáveis por 581 atendimentos aos presentes.

Mais de 1,2 mil pessoas circularam pelo Sesi, onde foi realizado o Mutirão, o que indica que os presentes aproveitaram o evento para ir em diferentes órgãos e obter diversos atendimentos. Foi o caso do auxiliar de eletricista Aroldo Rogério da Costa Claro, de 43 anos, que esteve no mutirão com os dois filhos, de 12 e 11 anos.

O pai obteve o RG dos dois filhos, depois tirou cartões do SUS para toda a família e as crianças circularam pelo Sesi, onde participaram de atividades de recreação e assistiram os dois espetáculos de dança apresentados ao público durante o evento. “Achei (o evento) a melhor coisa que poderia ter acontecido. É através de iniciativas como esta que temos a oportunidade de conhecer nossos direitos”, disse Claro.

Para o procurador da República Pedro Antonio de Oliveira Machado, responsável pelo Mutirão em Bauru, o evento cumpriu seu objetivo de aproximar os serviços públicos do cidadão e facilitar a cidadania. “Foi bom para todos os órgãos presentes, mas muito mais para a população. E fundamental, todos os serviços foram gratuitos”, afirmou Machado.

Para o diretor do Sesi em Bauru, Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, o convite do MPF para ajudar no evento foi uma honra e o Mutirão uma oportunidade de “inclusão e cidadania”.

O 1º Mutirão da Cidadania em Bauru foi o 12º mutirão realizado pelo MPF e parceiros no Estado. Foram nove edições na região de Marília, onde a iniciativa começou ano passado, criada pelo procurador da República Jefferson Aparecido Dias, duas em São Paulo e a atual em Bauru. Ao todo, a iniciativa do MPF já prestou mais de 19 mil atendimentos aos cidadãos.

Confira aqui a lista dos órgãos participantes e atendimentos prestados


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1o-mutirao-da-cidadania-em-bauru-sp-realiza-3-244-atendimentos-ao-publico/146445178
Fale agora com um advogado online