jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

A advocacia vista por uma iniciante

Publicado por Larissa Santos
há 7 anos
5
0
5
Salvar

A vida de um advogado não é fácil, isso é fato! De iniciante então... Nem se fala. São inúmeros desafios que enfrentamos diariamente, casos que nos aparecem e de imediato não sabemos por qual caminho começar, como proceder. É preciso parar, pensar, ler, reler, procurar lei, jurisprudências etc.

Dúvida entre trabalhar para alguém ou abrir seu próprio escritório. Trabalhar para alguém requer que este alguém te contrate (e o mercado não está lá tão favorável para isso). Abrir o próprio escritório requer ter renda para mantê-lo inicialmente. É preciso levar em consideração seus planos a longo prazo e sua condição atual.

Sem contar que precisamos mudar muitas coisas em nós, pois advogado não pode ser tímido, não pode ser antissocial, tem que conversar com todo mundo, o tempo todo! E os dias que a gente não quer falar, só quer o silêncio, ficam como? Pois é, não ficam. A advocacia vai exigir de nós uma mudança de hábitos.

São tantas coisas que precisamos aprender e administrar ao mesmo tempo. É nervosismo, oratória, comportamento, insegurança. Mas o legal é que podemos encontrar alguém disposto a nos ajudar no meio do caminho, eu pelo menos sempre procuro alguém mais experiente e que já tenha passado por situações semelhantes para pedir ajuda e conversar. Não tenha medo de dizer que não sabe, que precisa de ajuda, basta escolher bem a quem vai recorrer. Não procure pessoas pessimistas e que não acreditam em você ou te coloquem para baixo. Às vezes, precisamos matar um leão por dia, mas o mais difícil não é matar o leão, e sim desviar-se das antas que estão pelo caminho. As antas são aqueles que estão na margem, com medo, e estão dizendo para você : “tenha medo, viu?”, “ o caminho é muito difícil, você não vai conseguir”.

Mas ainda assim, com esse mundo de dificuldades, eu consigo enxergar a beleza da profissão e disponibilizo mais uma chance para advocacia. Diariamente.

Uma profissão que vai te encher de felicidade quando você conseguir sair da estaca zero e elaborar uma petição, quando conseguir deixar um cliente satisfeito.

Advogado precisa ter coração resiliente.

A advocacia é uma luta diária, mas eu não fui feita pra desistir. E espero que você também não.

Certamente, existem milhões de motivos para você recomeçar e tentar de novo. Acredite em você e olhe menos para o seus medos.

Não há caminho, se faz caminho ao andar. Tenha coragem de viver e vencer!

  • Sobre o autorAdvogada. Correspondente jurídica. João Pessoa/PB.
  • Publicações2
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-advocacia-vista-por-uma-iniciante/482676838
Fale agora com um advogado online