jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

A PEC da vaquejada é uma vergonha

Publicado por Carolina Salles
há 7 anos
19
0
11
Salvar

Tortura e abuso aos animais não podem ser cultural!

O art. 225, da Constituição Federal, enuncia que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futura gerações”. Sendo assim, "vaquejada" submete animais a crueldade e a maus tratos. É inadmissível e inaceitável, em uma sociedade moderna e esclarecida que a "vaquejada" esteja em vigor no nosso país e ainda seja considerada um "esporte' genuinamente brasileiro e que representa toda uma nação! Absurdo né?

É de conhecimento técnico e atestado por veterinários, que os animais que são seres sencientes, sofrem dores terríveis ao terem suas caudas quebradas, assim como outras igualmente dolorosas e causadas por traumas devido a quedas.

Que tipo de ser humano pratica, aplaude, comercializa e legisla a vaquejada e ainda a classifica de" manifestação cultural "?

Uma coisa é certa: esse tipo de ser humano, pelo lucro às custas da vida de animais indefesos é capaz de toda e qualquer barbárie e de usar a politicagem como cúmplice das suas atrocidades

Assim sendo, nada mais natural de que o Senado tenha aprovado nesta terça-feira (14/02/17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016) que permite a realização das vaquejadas. O texto apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prática. A PEC muda o artigo 225 da Constituição, que trata do meio ambiente e proibe a crueldade contra animais. De acordo com a PEC, não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que usem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como patrimônio cultural brasileiro e que sejam regulamentadas em lei específica que garanta o bem-estar dos animais.

Será que os senadores brasileiros nunca tiveram acesso a relatórios técnicos que comprovam que os animais que são forçados a participar das vaquejadas sentem dores intensas durante o evento, além de serem confinados e torturados antes dessa aludida" manifestação cultural " que na verdade nada mais é do que um show de horrores para esses animais que são vítimas da ganância de alguns humanos.

Lamento informar senadores que para muitos e muitos mesmos, brasileiros, a vaquejada não nos representa e certamente, essa prática será combatida até ser banida.

E caso alguém ainda discorde de que a vaquejada cause sofrimento aos animais, sugiro a dica do vereador Olimpio Oliveira de Campina Grande ao responder a afirmação do vereador Lula Cabral de que o boi tem seu sofrimento mais suave na prática do esporte atualmente. Olímpio Oliveira, propôs ao colega parlamentar - “Quem duvidar, vai ficar no lugar do boi. Eu proponho a ele (Lula Cabral) a troca”

#Ficaadica

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3786
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-pec-da-vaquejada-e-uma-vergonha/432064492
Fale agora com um advogado online