jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

A polêmica sobre a cobrança da pizza de dois sabores

Aos poucos, as pessoas descobrem quem são os candidatos à presidência e os seus meios para moralizar a política. Mas, se o assunto terminar em pizza, é bom entender sobre uma das grandes polêmicas sobre o assunto: a cobrança de dois ou mais sabores

Publicado por Marcos Meneses
há 5 anos
11
0
17
Salvar

A cobrança de preços diferenciados – normalmente pelo valor do sabor mais caro, quando o consumidor opta por pedir pizza de vários sabores -, é um tema que volta e meia reaparece. E com ele, retornam as dúvidas dos clientes é se essa prática infringe ou não o Código de Defesa do Consumidor.

A polêmica ficou ainda mais quente quando, há algum tempo, um ou outro Procon no País se manifestou pela abusividade da cobrança. Mas é preciso prudência – muita prudência, diga-se, pois não há, salvo melhor juízo, base jurídica para sustentar ou enquadrar a citada prática como abusiva, o que possibilitaria a imposição das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O nosso ordenamento jurídico prevê, como regra, a liberdade do fornecedor para o estabelecimento dos preços dos produtos e serviços colocados à disposição do consumidor. Dessa forma, não poderá o estado impor a obrigatoriedade da cobrança pelo menor valor sem esbarrar numa hipótese de inconstitucionalidade – se o fizer por via legislativa – ou na anulação de uma multa eventualmente imposta, se por via administrativa.

Informar

Todavia, é dever do fornecedor informar de maneira prévia e adequada os preços dos produtos – das pizzas e seus tamanhos, sabores e eventuais composições -, o que não o fazendo, aí sim, sujeitaria o infrator às penalidades trazidas pelo CDC.

É claro que é sempre possível que as empresas – com o intuito de fidelizar o seu cliente, cobrem o preço da pizza de vários sabores pela média de preço de cada um deles. Mas aí temos uma liberalidade que tem o fito de conquistar a clientela.

Obrigatoriedade

O que não podemos perder de vista também é que eventual obrigatoriedade da cobrança pela média poderia resultar num aumento de preço do produto ou da negativa dos estabelecimentos em fazer as composições a gosto do cliente.

Além disso, é o consumidor quem deve pautar o mercado, se ele sempre preferir quem vende a pizza de vários sabores, levando em conta o preço médio, também estimulará os demais fornecedores a fazê-lo.

Por: Claudia Silvano

Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2018/08/06/famigerada-polemica-pizza-dois-sabores/

  • Sobre o autorMarcos Meneses, Advogado, Consultor e Freelancer Jurídico
  • Publicações17
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5830
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-polemica-sobre-a-cobranca-da-pizza-de-dois-sabores/656891778
Fale agora com um advogado online