jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

A resposta do Procurador-geral da República ao caso Fidélix: não foi “mero exercício da liberdade de expressão”

Publicado por Marcio Morena Pinto
há 10 anos
61
5
184
Salvar

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, instaurou procedimento preparatório eleitoral (PPE) nesta quarta-feira (1º) para apurar as declarações homofóbicas do candidato à presidência Levy Fidelix (PRTB).

De acordo com o procurador, "ser contra homossexuais, ou contra a união entre eles, é uma opinião protegida pelo direito à liberdade de expressão". No entanto, segundo a avaliação do procurador, "a fala de Fidelix é um"convite à intolerância e à discriminação, permitindo, em princípio, sua caracterização como discurso mobilizador de ódio".

Janot ressalta ainda que o direito à liberdade de expressão" não pode ser utilizado para propagação de discursos de ódio ". A procuradoria também considera agravante o fato de o candidato não ter se retratado após o debate e, ainda, ter reforçado seu discurso. Assim o procurador-geral da República pede que o candidato seja intimado para se manifestar sobre o caso em 24 horas.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/10/01/procurador-da-24hpara-fidelix-explicar-declara...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor
  • Publicações44
  • Seguidores493
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações355
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-resposta-do-procurador-geral-da-republica-ao-caso-fidelix-nao-foi-mero-exercicio-da-liberdade-de-expressao/143030038
Fale agora com um advogado online