jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

A súmula 564 do Supremo Tribunal Federal ainda tem aplicação? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 13 anos
0
0
0
Salvar

Dispõe a súmula 564 do Supremo Tribunal Federal que a ausência de fundamentação do despacho de recebimento de denúncia por crime falimentar enseja nulidade processual, salvo se já houver sentença condenatória.

A súmula em análise não tem mais aplicação, pois ao contrário da antiga lei de falencias (Decreto-Lei 7.661/1945), a Lei 11.101 de 2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, não exige a fundamentação do recebimento da denúncia por crime alimentar.

DL 7.661/1945, Art. 109, § 2º Se receber a denúncia ou a queixa, o juiz, em despacho fundamentado , determinará a remessa imediata dos autos ao juízo criminal competente para prosseguimento da ação nos têrmos da lei processual penal. (Destacamos)

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1451
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-sumula-564-do-supremo-tribunal-federal-ainda-tem-aplicacao-denise-cristina-mantovani-cera/2899565
Fale agora com um advogado online