jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Acadêmicos de Direito são capacitados para atuar em mutirões de conciliação do Cejuscon

A iniciativa é do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Mais de 50 acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão sendo treinados para atuar nos mutirões de conciliação a serem realizados pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) ao longo do ano. Ao todo, 120 estudantes de várias instituições - Faculdade Martha Falcão, Esbam, Fametro e Universidade do Estado do Amazonas (UEA)-, participarão do projeto.

A capacitação desta primeira turma de alunos começou na tarde desta quarta-feira (06), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), Fórum Ministro Henoch Reis, Zona Centro-Sul de Manaus. Eles já irão atuar nos mutirões temáticos dos dias 12, 14 e 26 de março, voltados para as Varas de Família e Juizados Especiais Cíveis.

Foram pautadas 120 audiências para cada dia de mutirão, de onde se espera obter um índice de, no mínimo, 60% nas conciliações nas audiências realizadas.

A iniciativa é do Cejuscon, que faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A partir do mês de abril, a intenção da coordenação do Cejuscon é fazer pelo menos oito mutirões temáticos por mês, sendo dois a cada semana.

Em relação ao mutirão da próxima semana, o cidadão poderá resolver questões como divórcios, revisão de pensão alimentícia, guarda de filhos, inventário, relação de consumo, direito de vizinhança, dentre outros.

O cidadão que precisar esclarecer dúvidas pode entrar em contato com o Cejuscon, no telefone (92) 3303-5246.

Treinamento

O local escolhido para o treinamento foi o auditório da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), no Fórum Ministro Henoch Reis, e a capacitação vai ocorrer no horário de 14h30 às 16h30.

As orientações aos estudantes serão repassadas pelo juiz de Direito Luís Cláudio Chaves, titular da 4ª Vara de Família e também coordenador do Cejuscon; Adriano Fernandes, professor de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Alvarina Almeida Tiam, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do Amazonas (Camam).

A abertura do treinamento foi realizada pelo juiz Luís Cláudio Chaves, que destacou a importância da conciliação como forma de se alcançar a paz social, enfatizando como as partes podem se beneficiar com a conciliação. O professor Adriano Fernandes é o responsável pelo projeto de extensão da Ufam "Capacitar e Conciliar", enquanto que Alvarina Almeida vai explicar aos alunos os métodos da conciliação e mediação.

"Essa parceria é positiva para o Poder Judiciário, que ganha celeridade; é importante para o jurisdicionado que tem a chance de resolver rapidamente a sua demanda junto à Justiça; e também é importante para as instituições de ensino e alunos, que terão oportunidade de aperfeiçoar sua formação profissional", disse o juiz.

Chaves ressalta que os primeiros mutirões serão realizados na área de Família e Juizados Especiais, mas que poderão ser feitos em matérias onde houver a possibilidade de conciliar. "Nós recebemos demandas das Varas e Juizados e tentamos a conciliação. Vamos começar com as Varas da Família e depois vamos propor aos juízes mutirões temáticos para tentar a conciliação nas demandas judiciais envolvendo, no polo passivo (réus), as operadoras de telefonia, fornecedoras de água e energia elétrica. Vamos trabalhar muito também na fase pré–processual. O Cejuscon atua para evitar que seja aberto um processo, ou seja, fazemos uma proposta de conciliação antes mesmo do surgimento de uma ação judicial. Isso é importante porque resolve, de fato, o conflito entre as partes, sem perda de tempo e de dinheiro", afirmou Luís Cláudio Chaves.

Participação dos alunos

O professor Adriano Fernandes, da Faculdade de Direito da Ufam, relata que os alunos não têm nota pela participação, mas a incluem nas atividades extracurriculares, destacando que isso faz diferença na atuação profissional.

"Nós temos mais de 50 alunos da Ufam e os demais são da Faculdade Martha Falcão, Esbam, Fametro e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Todos são parceiros nesse projeto, que tem gerado resultados positivos para a Justiça e para os próprios alunos, que são capacitados numa área, cuja demanda é crescente", afirmou Adriano Fernandes.

A partir do mês de abril a intenção da coordenação do Cejuscon é fazer pelo menos oito mutirões temáticos por mês, sendo dois a cada semana.

Carlos Eduardo Souza

Edição: Acyane do Valle

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones

TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

Telefones

Corregedoria: (92) 2129-6672

Telefones

Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/academicos-de-direito-sao-capacitados-para-atuar-em-mutiroes-de-conciliacao-do-cejuscon/100378990
Fale agora com um advogado online