jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Ação Civil Pública contra o Estado é julgada improcedente

0
0
0
Salvar

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu provimento ao recurso contra ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPMG) que solicitava ao Estado a realização de obras e modificações no prédio onde funciona os Juizados Especiais e as Varas de Família em Uberlândia.

A decisão dos magistrados convergiu com a apelação do Estado, representado pelos Procuradores da ARE/Uberlândia, em que sustentou que a condenação se tratava de ingerência indevida do Poder Judiciário no Executivo, além de não existir previsão orçamentária para estas obras.

"Os princípios da independência dos poderes e as regras específicas de caráter orçamentário e financeiro para a atuação do ente público, impedem ao Poder Judiciário condenar o Estado de Minas Gerais no cumprimento de obrigação de fazer que importe na inclusão de gastos em lei orçamentária, ainda que para garantir o cumprimento de obrigação prevista em lei e na Constituição", concluiu o Desembargador.

O Recurso Extraordinário teve seu seguimento negado pela Ministra Carmen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão não cabe mais recurso.

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-civil-publica-contra-o-estado-e-julgada-improcedente/251696269
Fale agora com um advogado online