jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Ação questiona a taxatividade do rol da ANS no STF

Publicado por Ronaldo Fagundes
há 2 anos
3
0
0
Salvar

O objetivo principal é questionar o termo “taxativo” que, pela primeira vez, foi utilizado pela ANS para caracterizar o rol, apontando os prejuízos causado aos usuários dos planos quando necessitam de tratamentos não constantes na lista e que tal ato vai na contramão do objeto do contrato de plano de saúde, que é o direito à saúde, decorrente do direito à vida e garantidor da dignidade da pessoa humana. A ação é acompanhada de pedido liminar que visa suspender a taxatividade constante no artigo da Resolução 465/21 da ANS, ficando o caráter exemplificativo do rol.

O partido e a entidade também alegam que o rol sempre foi considerado como uma lista mínima (exemplificativo), sendo os planos obrigados a cobrir procedimentos não constantes na lista desde que os pedidos fossem pautados na ciência e na medicina. Também foi apontado que a ANS excedeu seu dever regulamentar ao editar lista de referência básica de tecnologias a ser coberta pelos contratos, e não uma lista exaustiva dos procedimentos cobertos.

Ronaldo Fagundes - Advocacia Médica e da Saúde

  • Sobre o autorAdvocacia especializada na defesa de médicos
  • Publicações16
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-questiona-a-taxatividade-do-rol-da-ans-no-stf/1546917976
Fale agora com um advogado online