jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Ação revisional de alimentos como óbice à execução

Publicado por COAD
há 12 anos
3
1
0
Salvar

A Equipe Técnica ADV disponibilizou no site, nesta sexta-feira (27/7), estudo de caso que aborda a questão das possíveis causas que, de alguma forma, impeçam, ou modifiquem a execução de alimentos, que tem como consequência final a prisão civil. A existência de celebração de acordo simultânea à execução de alimentos, reajustando o valor da obrigação às possibilidades do devedor, pode enfraquecer a possibilidade da constrição da liberdade do alimentante.

O tema é de grande relevância visto que a revisão da pensão na medida das possibilidades financeiras do alimentante corresponderá com mais eficiência às necessidades do alimentando, ao passo que a constrição da liberdade do alimentante, poderá, inclusive, obstar o ganho de rendimentos, desencadeando novo inadimplemento da obrigação.

Todavia, a mera alegação de dificuldade financeira em ação revisional sem qualquer pronunciamento judicial sobre a alteração fática não é capaz de impedir o decreto prisional. Portanto, nota-se que existe um conflito de valoração entre dois bens constitucionalmente protegidos: a vida do alimentando e a liberdade do alimentante.

Confira: Alimentos - Ação revisional como óbice à execução

FONTE: Equipe Técnica ADV

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações223
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-revisional-de-alimentos-como-obice-a-execucao/100012383
Fale agora com um advogado online