jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Acordo

0
0
0
Salvar

Depois de constatar irregularidades na Policlínica Minervina Guedes Tavares de Melo, do município de Camutanga, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito e a secretária de Saúde da cidade para regularizar a situação. A promotora de Justiça Patricia Ramalho de Vasconcelos realizou o acordo a fim de que fossem tomadas medidas para o funcionamento adequado do estabelecimento, como procedimentos de higiene e segurança estabelecidos na legislação federal e estadual específicas e licenciamento ambiental.

De acordo com o TAC, os representantes do município de Camutanga se comprometeram, além de providenciar licenças junto à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), contratar médico pediatra para atendimento na Policlínica, completar a escala de plantão de médicos da unidade e a escala da enfermagem que estava desfalcada, nomear diretor-médico e implementar comissões de Ética Médica, de Infecção Hospitalar e de Revisão de Prontuário Médico.

Outras medidas garantidas no acordo com o MPPE foram a realização do controle adequado de esterilização de materiais, a implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos, disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o manuseio do aparelho de raio X e dosímetro; construção de abrigo para depósito de lixo contaminado e adaptação dos banheiros conforme as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A promotora Patricia Ramalho destaca que a atuação na Policlínica foi uma maneira de fazer valer o que consta no artigo 196 da Lei Magna, que confere “a assistência à saúde o status de direito fundamental, sendo suas ações e serviços considerados de relevância pública, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de agravos”.

  • Publicações4623
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo/2526289
Fale agora com um advogado online