jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Ada Pellegrini: conheça a trajetória dessa digníssima jurista

Alguns dos importantes feitos de Ada Pellegrini

há 7 anos
33
0
7
Salvar

Na noite desta quinta-feira (13/07) faleceu uma das mais respeitadas e idolatradas juristas ítalo-brasileira, Ada Pellegrini Grinover.

A estudiosa do Direito nasceu em Nápoles, na Itália, em 16 de abril de 1933, sua imigração ocorreu no século XX, especificamente no ano de 1951, estabelecendo-se na cidade de São Paulo, onde seu pai, Domenico Pellegrini Giampietro, ex-Ministro da Fazenda da República Social Italiana, fundou o Banco Italo-Brasileiro.


A digníssima jurista estudou no Colégio Dante Alighieri e, em 1953, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo.

Vale ressaltar que a sua naturalização foi efetivada no ano de 1967.

Em 1970, Ada Pellegrini começou a trilhar um caminho promissor, conquistando a titulação de doutora, sob a orientação do professor Luis Eulálio Bueno Vidigal, sendo a primeira pessoa a completar o Doutorado pela Universidade de São Paulo.

Após essa magnífica proeza, em 1973, a jurista defendeu sua tese de livre docência e, em 1980, tornou-se Professora Titular da área de Direito Penal na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Participou ativamente de Comissões Legislativas, tendo integrado, entre 1978 e 1983, a Comissão do Anteprojeto da Lei da Ação civil pública, juntamente com Kazuo Watanabe, Cândido Rangel Dinamarco e Waldemar de Oliveira Junior, e a Comissão de Juristas que elaborou o Código de Defesa do Consumidor.

Colaborou, igualmente, na elaboração da Lei de Pequenas Causas, bem como foi presidente da Comissão de Reforma do Código de Processo Penal, em 2000. Além de ser coautora da Lei de Interceptações Telefônicas, da Lei de Ação Civil Pública e da Lei do Mandado de Segurança

Insta observar que Ada Pellegrini foi uma das maiores incentivadoras do uso efetivo da mediação e conciliação no Poder Judiciário brasileiro.

Nos últimos anos de sua honrosa trajetória, a jurista dedicou-se a elaborar pareceres e memoriais para os denominados “hard cases”.

Ada Pellegrini também se aventurou pelos meandros da política nacional, enfatizando que enquanto nosso regime de governo permanecer desta forma, os problemas políticos e econômicos continuarão a paralisar o país.

A solução? O parlamentarismo.

Você concorda com a renomada jurista? O parlamentarismo resolveria nossa instabilidade política?

Opine nos comentários.


Fontes: Conjur e FGV

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2878
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2829
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ada-pellegrini-conheca-a-trajetoria-dessa-dignissima-jurista/478173248
Fale agora com um advogado online