jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

ADI questiona pagamentos de auxílios a membros no MP de Minas Gerais

Ação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal em 14 de setembro. Ministro Roberto Barroso é o relator

há 7 anos
0
0
0
Salvar

Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), assinada em 14 de setembro pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona dispositivo legal que estabeleceu o pagamento de auxílio ao aperfeiçoamento profissional e auxílio-saúde a membros do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Em vigor desde 2014, o dispositivo foi incluído na Lei Complementar 34/1994. Pela norma, os pagamentos devem ser regulamentados em resolução do procurador-geral de Justiça do estado.

Na ação, a PGR sustenta que a medida viola o modelo de remuneração por subsídio, previsto na Constituição Federal, desde 1988. O dispositivo prevê que o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os ministros de Estado e os secretários estaduais e municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

“Para que determinada verba pecuniária seja percebida em cumulação ao subsídio, é indispensável que possua fundamento, por exemplo, no desempenho de atividades extraordinárias, ou como indenização por aquilo que não constitua atribuição regular desempenhada pelo servidor”, destaca um dos trechos da ADI, a ser relatada pelo ministro Roberto Barroso. Na ação, foi pedida a suspensão - em caráter liminar - da eficácia do artigo 119, incisos XVII e XX, da Lei Complementar 34/1994 e, no mérito, que seja declarada a inconstitucionalidade dos dispositivos.

Clique aqui para ver a íntegra.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adi-questiona-pagamentos-de-auxilios-a-membros-no-mp-de-minas-gerais/502245194
Fale agora com um advogado online