jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Advogados serão substituídos por tecnologia inteligente

O desafio da tecnologia é ajudar os profissionais a focarem no trabalho estratégico, muito mais estimulante.

Publicado por Matheus Galvão
há 6 anos
30
0
12
Salvar

Antes que você pense que eu defendo o fim da profissão, eu só quero compartilhar a notícia abaixo e mostrar como a tecnologia auxilia os profissionais a focarem no trabalho muito mais estimulante e produtivo.

Eu não duvido que muitos dos que são contra essa "invasão" tecnológica fazem um trabalho maçante com planilhas... Algo totalmente operacional e mecânico. Uma máquina ou uma aplicação poderiam fazer o mesmo sem o menor esforço. Tenho amigos que saem exaustos de um dia de trabalho em escritório. Eles não fazem trabalho intelectual algum. Então, por que somos tão reativos à inovação?

O artigo é de Junior Borneli, Especialista em startups e co-fundador do StartSe, maior ecossistema de startups do Brasil


Localiza economiza milhões investindo em tecnologia jurídica

Empresa reduziu em quase 50% o número de processos cíveis

Não é segredo que uma das vantagens de grandes corporações trabalharem com startups é a possibilidade de redução de custos. Isso não foi diferente com a Localiza Hertz, que viu uma oportunidade de otimizar a sua área jurídica e ainda evitar gastos desnecessários com contratação de mais funcionários.

Segundo Christiano Xavier, head jurídico da Localiza, a área passava por dificuldades, uma vez que a empresa tinha por volta de 20 mil processos em andamento: “Para dar conta de todos os processos, a gente deveria ter por volta de 100 pessoas na área”, revela.

Esse case de sucesso foi contado durante o maior evento de lawtechs do Brasil, no ano passado. A segunda edição do LawTech Conference será realizada no dia 15 de maio, em São Paulo, e vai reunir mais de 2 mil advogados, além de uma exposição com mais de 60 empresas.

A solução para o problema veio de forma inesperada, quando Christiano conheceu Bruno Feigelson, CEO da Sem Processo, e Flávio Ribeiro, CEO da NetLex. Ambos empreendedores traziam formas de otimizar a área jurídica, o que chamou a atenção do head jurídico, que topou fazer um piloto com as iniciativas.

A aposta deu muito certo: a empresa teve um ganho de produtividade muito grande, o que valoriza o trabalho do advogado, que pode fazer um trabalho mais estratégico. Segundo Xavier, a empresa conseguiu reduzir em quase 50% o número de processos cíveis. “A gente prevê que essa redução tenha gerado uma economia de alguns milhões para a empresa”.

No momento, algumas das startups jurídicas que estão atuando lado a lado com a Localiza são: NetLex, Sem Processo, Concilie, Jurídico Certo, Justto, LegalInsights, Linte e mais. Com tantos ganhos, o head jurídico não pensa em parar por aí. O objetivo é continuar apostando em lawtechs tanto de data analytics, jurimetria, inteligência artificial, etc.

Para saber mais sobre o LawTech Conference, acesse o site oficial do programa.


Fonte: StartSe

  • Sobre o autorDesigner de Conteúdo no Jusbrasil
  • Publicações86
  • Seguidores3159
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5255
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-serao-substituidos-por-tecnologia-inteligente/565829139
Fale agora com um advogado online