jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Agressões que não são Fisicas

há 5 anos
2
1
2
Salvar

Violência contra mulher: 9 tipos de agressão que não são físicas

A violência contra mulher não acontece somente quando há a agressão física. Abusos sexuais, físicos, psicológicos e até com relação ao patrimônio são também considerados como violência doméstica. É o que dita a Lei Maria da Penha, um divisor de águas na vida das mulheres no Brasil. Mas ainda há muito o que ser feito para resguardar a mulher do homem algoz.

Humilhar, xingar e diminuir a autoestima são formas de violência emocional, que também é caracterizada como violência doméstica

Lei Maria da Penha

Principal legislação brasileira para a enfrentar a violência contra mulher, a Lei Maria da Penha é reconhecida internacionalmente. Está entre as três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência de gênero, segundo a Organização das Nações Unidas. No entanto, o que poucos sabem e, muito preocupa, é que a violência doméstica vai muito além da dor física.

Conheça 10 formas de agressões que são consideradas violência contra mulher no Brasil:

1 – Atirar objetos, sacudir e apertar os braços

Nem toda violência física é espancamento. São considerados também como violência contra mulher a tentativa de arremessar objetos, com a intenção de machucar. Assim como contê-la pelos braços em uma medida de força.

A agressão psicológica é caracterizada como violência contra mulher

2 – Tirar a liberdade de crença

Um homem não pode restringir a ação, a decisão ou a crença de uma mulher. Isso também é considerado, como uma forma de violência psicológica.

3 – Fazer a mulher crer que está enlouquecendo

O nome para essa atitude é “gaslighting”. Uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos e omitir situações. O objetivo é deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade. Esta é uma violência contra mulher que atinge fortemente sua estrutura psicológica.

4 – Controlar e oprimir a mulher

Aqui, o que conta, é o comportamento obsessivo do homem sobre a mulher. Querer controlar o que ela faz, não deixá-la sair, impedi-la de ver a família e amigos. Investigar mensagens no celular ou e-mail da mulher também é uma forma de controle e violência.

5- Expor a vida íntima

Falar sobre a intimidade do casal para terceiros é considerada uma forma de violência moral. Outra forma de violência é vazar fotos íntimas nas redes sociais, como forma de vingança.

Leia também: Violência doméstica, com a psicóloga Vera Morselli

6 – Humilhar, xingar e diminuir a autoestima

Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público, em relação a mulher, constam como tipos de violência emocional.

Violência sexual pode acontecer no casamento: denuncie

7 – Forçar atos sexuais desconfortáveis

Não é só forçar o sexo, que consta como violência sexual. Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é violência.

8 – Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar

Impedir uma mulher de usar métodos contraceptivos (pílula do dia seguinte, anticoncepcional) é violência sexual. Assim como obrigar uma mulher a abortar é outra forma de abuso.

9 – Controlar o dinheiro ou reter documentos

Tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro e documentos da mulher, contra a sua vontade, é considerada uma violência patrimonial. Essa é outra forma de violência contra mulher

  • Sobre o autorBenigna Bernardes, Engenheira, Pesquisadora Assunto: Direito e Novas Tecnologias
  • Publicações5
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações813
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agressoes-que-nao-sao-fisicas/660892876
Fale agora com um advogado online