jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Agropecuária aumenta ameaça de pandemia mundial

0
0
0
Salvar

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

A indústria agropecuária tem provocado alterações moleculares em doenças que poderiam gerar pandemias humanas, de acordo com um especialista da Universidade de Exeter.

O rápido crescimento do número global de aves, juntamente com técnicas de reprodução e produção seletivas que alteraram dramaticamente os corpos de galinhas e outras aves, tornaram o planeta mais “infectável”, alerta o professor Stephen Hinchliffe.

No livro “Pathological Lives”, ele e três co-autores dizem que uma combinação de fatores que vão desde a evolução do vírus à economia estão colocando animais e humanos em risco.

A recente escalada global de casos de gripe aviária resultou no assassinato de centenas de milhares de aves em todo o mundo para supostamente conter formas graves do vírus dessa gripe.

“A gripe aviária pode muitas vezes ser apresentada como um problema de aves selvagens infectadas que espalham a doença, mas para compreendê-la plenamente precisamos pensar em vidas patológicas, questões causadas por nossas economias e modos de organizar a vida”, aponta Hinchliffe.

“Neste livro questionamos a sustentabilidade e a segurança dos tipos de produção intensiva de proteínas que estão em todo o planeta”, acrescenta.

Algumas formas atuais da gripe aviária podem infectar pessoas e – embora nenhuma possa até agora ser transmitida entre humanos – os cientistas dizem que o “enxame” atual de doenças aumentam as preocupações.

“A gripe aviária tem ocorrido há um longo tempo, em aves selvagens. Mas as populações de aves, suas taxas de crescimento e os metabolismos mudaram devido ao consumo mundial”, esclarece Hinchliffe.

“Isto acontece por causa da pressão econômica que conduz à reprodução seletiva, à alimentação e aos suplementos dietéticos, aos regimes de habitação em mudança, às densidades populacionais e às vezes ao uso inadequado de medicamentos veterinários como antibióticos”, completa.

“Para chegar ao peso de mercado leva um terço do tempo necessário 30 anos atrás com o resultado de que a tolerância da doença é muitas vezes comprometida. Os seres humanos criaram um novo conjunto de condições para a seleção viral e a evolução. Como qualquer epidemiologista irá dizer, um micróbio só pode tornar-se mortal ou patogênico se houver o direito ambiental e condições de acolhimento. Os números de pássaros e corpos alterados, em suma, tornaram o planeta mais” infectável “, finaliza, de acordo com o Phys.

Comments

comments

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agropecuaria-aumenta-ameaca-de-pandemia-mundial/420202122
Fale agora com um advogado online