jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

AGU afasta multa aplicada ilegalmente a procurador em ação que condenava o INSS

Publicado por Âmbito Jurídico
há 12 anos
0
0
0
Salvar

A Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), decisão da 1ª Vara Cível de Jaru (RO) que determinou aplicação de multa ao procurador-chefe da Procuradoria federal de Rondônia no valor diário de R$ 20,73, por atraso na concessão de benefício previdenciário a um particular.

A Procuradoria Federal da 1ª Região, por meios do Núcleo de defesa das prerrogativas da carreira de procurador Federal, sustentou ao TRF que a decisão de primeira instância era inconstitucional. Os procuradores federais reforçaram que o chefe da Procuradoria é mero representante judicial do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, por isso, não tem ingerência sobre a autarquia.

As procuradorias apontaram ainda que a decisão foi equivocada, porque sequer houve determinação judicial prévia ao INSS para implantação do beneficio ao autor da ação e que o juízo teria entendido que o requerente deveria apresentar administrativamente o benefício pretendido.

Os procuradores também afirmaram que a decisão afrontou entendimento do Supremo Tribunal Federal que considera inconstitucional aplicação de multas por protelação a qualquer advogado. Segundo eles, o TRF1 também tem reconhecido a impossibilidade de aplicação de multa pessoal a procurador federal em casos similares. Por fim declararam que caso a multa pessoal se concretizasse, haveria restrição de verba alimentar do procurador, porque ele não é funcionário, nem gestor do INSS.

O TRF1 aceitou os argumentos da AGU e concedeu o efeito suspensivo.

A PRF1 é unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Agravo de Instrumento 0059295-80.2012.4.01.0000/RO -TRF1

Lu Zoccoli

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-afasta-multa-aplicada-ilegalmente-a-procurador-em-acao-que-condenava-o-inss/100122008
Fale agora com um advogado online