jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Alckmin e o futuro na Justiça sem o foro privilegiado

Com saída do tucano do governo de SP, expectativa é que inquérito do STJ siga para 1ª instância

Publicado por Jota Info
há 6 anos
1
0
1
Salvar


A saída de Geraldo Alckmin do governo de São Paulo para disputar a Presidência da República pelo PSDB não mexe apenas com o xadrez eleitoral. A renúncia ao cargo acaba tendo efeitos na esfera criminal e é mais um exemplo do chamado “elevador processual” que pode ter fim em maio, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) pode estabelecer uma interpretação mais restritiva do foro privilegiado para autoridades.

O inquérito de Alckmin tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – instância para os processos que envolvem governadores – desde o dia 22 de novembro de 2017, mas com a entrega do posto de chefe do Executivo local e a perda do foro, a investigação deve ser baixada, pelo atual entendimento, para a primeira instância.

A Força Tarefa da Lava Jato em São Paulo requereu ao vice-procurador-Geral da República, Luciano Mariz Maia, que remeta o mais rápido possível à instância inferior o inquérito do ex-governador.

O caso começou a partir da delação premiada da Odebrecht.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores933
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações285
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alckmin-e-o-futuro-na-justica-sem-o-foro-privilegiado/565315658
Fale agora com um advogado online