jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

AMB participa de audiência da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça

0
0
0
Salvar

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça reuniu-se, na tarde desta terça-feira (10), para debater com representantes da sociedade civil iniciativas comuns e perspectivas do trabalho pelo estabelecimento da verdade histórica sobre violações de Direitos Humanos cometidas por agentes do Estado entre 1946 e 1988. A Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB, Renata Gil, representou a entidade na composição da mesa presidida pela Deputada Federal Luiza Erundina (PSB-SP).

Para a Juíza, foi uma grande honra participar de audiência pública de um tema tão relevante, pois os Magistrados desejam estar cada vez mais próximos da sociedade. Além disso, é necessário apresentar para a população o que a Justiça tem feito, especialmente, no que diz respeito aos Direitos Humanos. Temos uma tarefa árdua, estamos trabalhando com a humanização dos Magistrados, afirmou a Vice-Presidente. A AMB quer ser parceira do Governo e da sociedade para apurar esses fatos que marcaram a nossa história e que precisam ser divulgados para que nós saibamos quem somos, completou em seu discurso.

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça é ligada à Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Participaram do evento, organizações com trajetória de atuação na promoção dos direitos humanos, do resgate da verdade histórica sobre as mortes, torturas, desaparecimentos forçados e outros crimes cometidos por agentes públicos durante a ditadura de 1964 e também no período anterior.

O Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre, Jair Krischke, o representante da CUT, Expedido Solonês, o Coordenador Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Gilson Cardoso, a representante do Instituto Nacional de Estudo Socioeconômicos, Eliana Magalhães, a integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Iara Xavier Pereira, e o Conselheiro Federal da OAB, Cezar Britto, compuseram a mesa.

A Câmara assumiu suas responsabilidades na tarefa de conhecer os fatos responsáveis pelas graves violações de direitos humanos ocorridas no período. Nós queremos dar nossa contribuição nesse esforço de busca. Estamos decididos a fazer essa tarefa e só podemos cumpri-la com o apoio da sociedade civil organizada legitimamente, representada pelas instituições que vieram até aqui prestigiar esse momento, disse a Deputada Luiza Erundina.

  • Publicações532
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amb-participa-de-audiencia-da-comissao-parlamentar-memoria-verdade-e-justica/3083021
Fale agora com um advogado online