jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Americanas é condenada por expor à venda produtos alimentícios em péssimas condições de higiene

0
0
0
Salvar

Americanas é condenada por expor à venda produtos alimentícios em péssimas condições de higiene Ação coletiva de consumo ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital contra as Lojas Americanas foi julgada procedente pelo Tribunal de Justiça do Estado.

A ação teve origem em inquérito civil onde foi constatada a exposição à venda de gêneros alimentícios em ambiente insalubre, abarrotado e de pouca ventilação, colocando em risco a saúde dos consumidores. As falhas eram corriqueiras: havia larvas, excrementos e teias de insetos em diversas filiais da empresa.

A alegação da empresa de que se tratava de fato isolado, cuja ocorrência deveu-se ao excesso de estoque em razão de datas festivas não prosperou.

Por conta disso, as Lojas Americanas foi compelida a manter seus produtos adequadamente e em condições próprias para o consumo, sob pena de multa no valor de R$ 20 mil por fato desconforme à legislação sanitária.

A título de danos morais decorrentes da intranquilidade social e do abalo extrapatrimonial causado à coletividade, foi ainda arbitrada indenização no valor de R$ 100 mil, a ser revertido ao Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados.

  • Publicações7317
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/americanas-e-condenada-por-expor-a-venda-produtos-alimenticios-em-pessimas-condicoes-de-higiene/100265966
Fale agora com um advogado online