jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

ANADEP avalia proposição de ADI no STF sobre Defensoria Pública de Goiás

há 12 anos
0
0
0
Salvar

Na próxima Assembleia Geral Extraordinária da ANADEP, que será realizada no dia 18 de setembro, às 10h, será avaliada a possibilidade de proposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para impugnar as leis do Estado de Goiás que organizam a Defensoria Pública e regulam o a atuação de advogados dativos.

Para a ANADEP, a Lei Orgânica da Defensoria Pública de Goiás não obedece à autonomia prevista na Constituição Federal. Além disso, a regulamentação da atuação dos advogados dativos contraria a jurisprudência do STF, que já se posicionou pela inconstitucionalidade da manutenção desse tipo desse tipo de convenio em Santa Catarina e São Paulo.

Criada em 2005, a Defensoria Pública de Goiás ainda não foi devidamente instalada, porque o primeiro concurso público para contratação de defensores públicos, iniciado em 2010, ainda está em andamento. O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) suspendeu o certame em abril deste ano por denúncia de supostas irregularidades. Os candidatos ainda guardam a realização a prova oral.

Fonte: ANADEP/DF.

  • Publicações4185
  • Seguidores67
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anadep-avalia-proposicao-de-adi-no-stf-sobre-defensoria-publica-de-goias/100048962
Fale agora com um advogado online