jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Análise: Osama Bin Laden deveria ter sido julgado?

Publicado por Folha Online
há 13 anos
0
0
0
Salvar

JON SILVERMAN

ESPECIAL PARA BBC BRASIL

Osama Bin Laden, "o homem mais procurado da América", não será julgado, já que forças especiais dos Estados Unidos o mataram com um tiro na cabeça. Mas ele deveria ter sido morto? O que aconteceria se ele fosse a julgamento?

Corretamente, juristas sempre vão argumentar que um processo justo é preferível a vingança.

Para (quase) parafrasear Churchill, "a lei é melhor que a guerra, mas tem um preço".

Mas será que partidários da lei religiosa islâmica, a sharia, teriam aceitado a minuciosa legalidade de um julgamento como o do ex-líder sérvio Slobodan Milosevic, com ênfase em história e geopolítica, como forma apropriada de decapitar a hidra da Al Qaeda? Será que a maioria dos americanos também teria aceitado isso?

LOCAL

E onde Osama Bin Laden deveria ter sido mantido para aguardar julgamento?

Com a lição do julgamento do ex-líder iraquiano Saddam Hussein em mente, à medida em que o envolvimento americano com os guerreiros islâmicos (mujahedeen) no Afeganistão dos anos 1980 fosse sendo desvendado enquanto evidência, a autoridade moral de quem seria aumentada?

Do ponto de vista jurídico, a es...

Ver notícia na íntegra em Folha Online

  • Publicações59868
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/analise-osama-bin-laden-deveria-ter-sido-julgado/2673103
Fale agora com um advogado online