jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

ANAUNI pede desligamento do Forvm Nacional da Advocacia Pública

0
0
0
Salvar

A Associação Nacional dos Advogados da União - ANAUNI solicitou no dia de ontem (26) o seu desligamento do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, entidade que congregava, até a presente data, as associações representativas das diversas carreiras da Advocacia-Geral da União.

Divergências já vêm ocorrendo desde o primeiro semestre. Numa postura conciliatória, a ANAUNI, em abril último, optou por permanecer no Forvm frente ao compromisso de a entidade realizar eleições para nova Diretoria Executiva. Deve-se ressaltar que as eleições deveriam ter acontecido ainda em março de 2011, mas somente foram realizadas pela entidade no mês de junho.

Contudo, mesmo com a realização de eleições, as divergências remanesceram e estão relacionadas à própria atuação institucional dos dirigentes do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, o que levou os Delegados da ANAUNI, por unanimidade, em reunião ocorrida no último sábado (22), a deliberar pelo pedido de desligamento.

Segundo o Presidente da entidade, Dr. Marcos Luiz da Silva, trata-se de uma decisão difícil, já que a Anauni foi uma das fundadoras do Forvm Nacional de Advocacia Pública, que foi criado no ano de 2007. Por outro lado, entende o Presidente que a medida tomada pelos Delegados e corroborada pela Diretoria foi a mais adequada para o momento, até mesmo em respeito à decisão que já fora tomada em enquete dirigida às bases no primeiro semestre.

"No primeiro semestre já tinhamos feito uma consulta aos Associados, e mais de 90%, à época, autorizaram a saída do Forvm, por entenderem que as demandas específicas em defesa da carreira de Advogado da União colidiam com a linha política ali adotada. A defesa da privatividade da atuação dos Advogados da União nas Consultorias Jurídicas, a contrariedade às transposições de Advogados não concursados para a carreira, bem como o repúdio à criação de uma hipotética carreira de Procurador de Empresa Pública Federal são pontos de divergência cruciais, porquanto tem sido encampados de forma ostensiva por algumas entidades que compõem o Fórvm, cujos pontos de vista respeitamos, mas não concordamos, e foram fundamentais para a deliberação adotada, além de outros problemas de natureza interna, devidamente informados na carta de saída".

Cumpre registrar que na última sexta-feira (21) se encerrou consulta virtual em que 99% dos Associados se posicionaram contrariamente à criação de uma carreira de Procurador de Empresa Pública vinculada à AGU.

A Anauni prosseguirá em sua inalienável missão institucional fulcrada na defesa intransigente das atribuições e prerrogativas da carreira de Advogado da União.

Confira o ofício de desligamento da Anauni na área restrita.

  • Publicações483
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anauni-pede-desligamento-do-forvm-nacional-da-advocacia-publica/2903767
Fale agora com um advogado online