jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Aprovada emissão gratuita de escritura e documentos notariais para pessoas pobres

Publicado por Direito Vivo
há 15 anos
0
0
0
Salvar

O Senado aprovou na noite desta terça-feira (16) o projeto de lei da Câmara (PLC 110 /08) que altera o Código de Processo Civil para determinar a participação do defensor público nos casos de lavratura de escritura pública de inventário, partilha, separação consensual e divórcio consensual. O projeto também estabelece a gratuidade desses documentos e demais atos notariais para pessoas pobres. O projeto agora vai a sanção.

Pelo Código de Processo Civil , em seu artigo 982 , em casos de falecimento, havendo testamento ou interessado incapaz, será feito inventário judicial. Caso todos os interessados sejam capazes, poderá ser feito inventário e partilha por escritura pública, que só poderá ser lavrada se todas as partes interessadas estiverem assistidas por advogado. O projeto aprovado torna gratuitos a escritura e demais atos notariais para aqueles que se declararem pobres. A proposta estabelece que as partes interessadas poderão estar assistidas por defensor público.

  • Publicações15334
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações85
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-emissao-gratuita-de-escritura-e-documentos-notariais-para-pessoas-pobres/1353557
Fale agora com um advogado online