jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Aprovada na CAE segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial novo

Publicado por Senado
há 11 anos
0
0
0
Salvar

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto ( PLS 604/2011), do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), que assegura durante cinco anos a segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial.

Atualmente, o dono de imóvel residencial já é isento de pagar Imposto de Renda sobre o ganho obtido com a venda desse bem se utilizar o dinheiro para comprar outra moradia dentro de até 180 dias. Mas é uma faculdade restrita a uma única vez no prazo de cinco anos.

O PLS 604/2011 não isenta totalmente o contribuinte nessa segunda operação. Haverá um desconto de 50% sobre o valor do imposto apurado sobre o ganho obtido. Além disso, condiciona a concessão do abatimento exclusivamente aos casos em que o vendedor aplicar o dinheiro da venda, em até 180 dias, na aquisição de imóvel residencial novo. Na primeira vez, a escolha pode ser tanto por imóvel novo como usado.

O projeto foi relatado favoravelmente pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Aprovado em decisão terminativa, o texto pode seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados se não houver recurso para exame pelo Plenário do Senado.

  • Publicações54073
  • Seguidores268530
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações407
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-na-cae-segunda-isencao-do-imposto-de-renda-na-venda-de-imovel-residencial-novo/100524644
Fale agora com um advogado online