jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Arquivada ação do PSDB sobre suspensão de direitos políticos de quem responde por improbidade

Publicado por Direito do Estado
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Foi arquivada por decisão da ministra Ellen Gracie a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 164 , ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo PSDB para contestar decisões judiciais que têm determinado, segundo a legenda, a suspensão de direitos políticos por ações de improbidade administrativa antes do trânsito em julgado das decisões.

Para o partido, a Lei 8.429 /92, que trata dos crimes de improbidade, determina em seu artigo 20 que "a perda da função política e suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória". O PSDB apresenta diversas decisões judiciais proferidas em ação civil pública que determinam a cassação de direitos políticos, e que não poderiam ser executadas de forma provisória. Para o partido, as decisões questionadas violam o princípio da segurança jurídica.

Mas, de acordo com a ministra, o partido "não trouxe aos autos qualquer vestígio da existência de movimento de interpretação judicial que, ao tentar afastar a legitimidade do caput do artigo 20 da Lei 8.429 /92, pudesse representar fundamento relevante de controvérsia constitucional, tal como exigido pelo parágrafo único do artigo da Lei 9882 /99 (Lei das ADPFs)".

Em sua decisão, a ministra analisa uma a uma as decisões apresentadas pelo partido e demonstra que em nenhum caso o dispositivo da Lei 8.429 /92 foi desrespeitado. Os exemplos apresentados pelo PSDB, além de não demonstrarem qualquer estado de incerteza, disse Ellen Gracie, "nem de longe apontam para a existência de controvérsia constitucional de fundamento relevante a respeito da constitucionalidade ou legitimidade do cristalino artigo 20 da Lei 8.429/92", concluiu a ministra, determinando o arquivamento da ADPF.

STF

  • Publicações8088
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivada-acao-do-psdb-sobre-suspensao-de-direitos-politicos-de-quem-responde-por-improbidade/991299
Fale agora com um advogado online