jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Arquivado mandado de segurança que pedia anulação de acordo entre Brasil e OEA

Publicado por Última Instância
há 12 anos
0
0
0
Salvar

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou o Mandado de Segurança (MS 31629) em que um cidadão brasileiro pedia a anulação do Acordo de Solução Amistosa firmado entre o Brasil e a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) referente à morte do cadete Márcio Lapoente da Silveira em treinamento na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende (RJ).

O autor do mandado havia alegado que o acordo é uma "afronta à soberania nacional" e pedia que fosse proclamada a inocência da União e dos agentes envolvidos no episódio, conhecido como caso Lapoente.

Para arquivar o processo Mello se baseou em quatro motivos. Primeiro, ele apontou a evidente falta de competência do STF para processar e julgar o mandado de segurança. E lembrou que a competência da Corte e...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivado-mandado-de-seguranca-que-pedia-anulacao-de-acordo-entre-brasil-e-oea/100113307
Fale agora com um advogado online