Arquivo do TRESC tem mais de 150 mil páginas preservadas
A Seção de Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina preserva a história da Justiça Eleitoral no estado, composta por mais de 150 mil páginas e outros materiais, com uma série de cuidados especiais de manuseio e armazenamento.
Assim que chegam à nova sede da seção, inaugurada em São José em novembro de 2010, os documentos passam por um processo de conferência, que inclui desde a checagem de seu conteúdo até a limpeza, a esterilização e a desumidificação dos papéis. Alguns, em más condições de conservação, são restaurados antes de serem arquivados.
A permanência das informações oficiais no prédio da Justiça Eleitoral de SC inclui sala e compartimentos especiais, onde a temperatura é controlada entre 20ºC e 22ºC e a umidade do ar não pode estar abaixo de 45% ou acima de 55%. Esses procedimentos minuciosos garantem que o acervo esteja disponível ao público.
Os documentos são de natureza judicial, eleitoral e administrativa, e os mais antigos deles fazem referência a 1945, data de início das atividades do TRESC. As pessoas interessadas podem ter acesso a qualquer um dos papéis através de uma visita agendada à Seção de Arquivo, além de conseguirem encontrar boa parte deles em formato eletrônico no site do Tribunal.
A digitalização de arquivos tem sido uma forma eficiente encontrada pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRESC para facilitar o acesso da sociedade aos papéis oficiais, padronizar os formatos eletrônicos, divulgar os acórdãos das decisões da Justiça Eleitoral com rapidez e preservar a memória dos documentos.
Por Priscila Dalagnol
Comunicação Social do TRESC