jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Artesãos do Piauí dão salto de qualidade com apoio do Sebrae

Peças produzidas no estado já são vendidas em outras regiões do país e no exterior

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Teresina - O artesanato no Piauí tem sua história ligada ao Sebrae. Por meio de projetos, feiras, mostras, consultorias, treinamentos e olhares delicados de técnicos, a instituição consegue abrir espaço para o trabalho dos artesãos locais. O projeto ExpoArte é executado pelo Sebrae no Piauí junto a associações de produção e empresários nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Castelo do Piauí, Ilha Grande, Pedro II, Buriti dos Lopes, Campo Maior, União, Monsenhor Gil, Água Branca, Floriano, e Coronel José Dias.

A Cooperativa de Artesãos do Poti Velho é uma das atendidas pelo Sebrae - desde 1999, a instituição atua com a responsabilidade de levar conhecimento aos artesãos desse polo cerâmico. Há 14 anos, quando visitamos pela primeira vez o local, a produção era rústica. Os únicos itens que lá existiam eram potes simples, jarros e filtros comuns feitos em fornos improvisados e sem qualidade técnica. Desde então, optamos por levar conhecimento, informação de qualidade e fazer crescer naquele local um polo de cultura e mercado de artesanato em Teresina, afirma a gestora do Projeto ExpoArte do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo.

O processo de apoio iniciado pelo Sebrae no Piauí se deu, naquela época, em função do interesse e da demanda dos artesãos por informações e tecnologia. O despertar dos profissionais veio após o Seminário Nacional de Artesanato, realizado pelo Sebrae, e que tinha como foco novas conquistas e oportunidades de mercado. Já trouxemos palestrantes de diversos países para Teresina. O conhecimento não tem fronteiras e deve ser uma busca constante. O Sebrae no Piauí trabalha para elevar o nível dos produtos aqui comercializados. Estamos investindo cada vez mais em informação de qualidade, no desenvolvimento sustentável, na identidade cultural e, principalmente, no repasse de informações aos artesãos de todo o estado, afirma o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Uma das preocupações do Sebrae é a troca de experiências e de conhecimento sobre design e comercialização do artesanato. Nosso objetivo é construir projetos integrados e o segmento artesanal é uma das vertentes. Mais uma vez, reforçamos o nosso empenho em todas as ações para o crescimento e desenvolvimento da atividade artesanal, acrescenta o diretor.

Em função das exigências do mercado, cada vez mais os artesãos demandavam o Sebrae em busca de informações e melhorias para os seus projetos. Trabalhávamos de maneira individual e, por isso, a nossa profissão não era reconhecida. Não recebíamos nenhum apoio até o Sebrae chegar aqui. Só após uma reunião realizada pela instituição entre oleiros e artesãos foi que conseguimos entender o associativismo e nos reunir para potencializar nosso trabalho, destaca a artesã Raimunda Teixeira da Silva.

Filho de pescador, Antonio Carlos morou muito tempo na casa de parentes, no bairro Poti Velho, até conseguir construir sua própria moradia. Hoje, possuo o meu próprio negócio muito bem encaminhado e isso se deve ao artesanato, declara. Já Raimunda Teixeira diz que tem orgulho de dizer que é artesã e que o artesanato trouxe a ela dignidade. Criei meus dois filhos, que hoje estão casados, e sobrevivo do artesanato, comenta.

Exportação

Serrate Maria de Souza Gonçalves é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012. Moradora de Parnaíba, ela é artesã e presidente da Associação de Artesãos em Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel, destaque no artesanato feito em trançado de carnaúba. Após investimentos e capacitações, atualmente a associação consegue exportar para vários estados e países. Eu não sei o que seria de nós sem o Sebrae. Foi o maior impulso que tivemos para melhorar o nosso produto. Hoje, participamos de feiras nacionais e internacionais, e tudo que levamos é vendido. Comercializamos para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Brasília, Finlândia e Guiana Francesa. Não temos apenas um molde de produtos, temos informações para modificar e melhorar o que comercializamos, ressalta Serrate.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356

Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.twitter.com/pi_sebrae

www.facebook.com/sebraepiaui

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores224
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações195
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artesaos-do-piaui-dao-salto-de-qualidade-com-apoio-do-sebrae/100430206
Fale agora com um advogado online