jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

As terras tradicionalmente ocupadas por índios pode ser objeto de usucapião? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 13 anos
0
0
0
Salvar

De acordo com a Constituição Federal, as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, não podendo ser objeto de usufruto sequer pela União (ressalvada ocupação por relevante interesse público).

Sobre o assunto, a banca examinadora do último concurso (2011) para ingresso na Magistratura de SP entendeu ser incorreta a afirmação: as terras tradicionalmente ocupadas por eles destinam-se à sua posse permanente, cabendo exclusivamente à união o usufruto das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nela existentes .

No que tange à possibilidade de ser objeto de usucapião, a Lei Maior também é expressa em dispor que estas terras são inalienáveis, indisponíveis e imprescritíveis . Sendo a usucapião modalidade de aquisição originária da propriedade em face do decurso do tempo, se a terra indígena é imprescritível, não pode ser usucapida.

Art. 231, CF/88 - 4º. As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2258
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-terras-tradicionalmente-ocupadas-por-indios-pode-ser-objeto-de-usucapiao-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2620028
Fale agora com um advogado online