jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Assepsia processual

Publicado por Espaço Vital
há 4 anos
0
0
0
Salvar

Passado o pico da pandemia de Covid-19, o Judiciário inicia sua reabertura ao público externo gradativamente, e com uma série de medidas para prevenir um novo surto da doença. Em uma determinada comarca, o diretor do foro dá uma entrevista coletiva, orgulhoso das iniciativas vanguardistas que implementou e dos resultados que vem obtendo.

- Doutor diretor, quais foram as inciativas que esta serventia implementou para evitar a disseminação do coronavirus? – indaga uma repórter.

- Para começar, vamos trabalhar com menos servidores e juízes do que precisaríamos, dado o número de processos que tramitam nesta comarca. Assim, evitaremos aglomeração de pessoas dentro das repartições, reduzindo o risco de contágio.

- Oooh! – exclama a plateia em uníssono, admirada com a abnegação e sacrifício pessoal que vem sendo realizado por funcionários e magistrados daquela comarca.

- Mas não é só isso... – prossegue o diretor – ... criamos o escaninho da quarentena processual, que nada mais é do que um prateleira para onde vão todos os autos que estavam em carga com os advogados e as respectivas petições para juntada. Esses documentos ficam em quarentena duas ou mais semanas, antes de o servidor realizar a juntada e remetê-los para os magistrados. Dessa forma, garantimos que o eventual vírus já estará morto, quando da conclusão do processo.

Uma onda de aplausos começa tímida pelo recinto, mas o juiz diretor a interrompe rapidamente, pois tinha ainda mais medidas para anunciar:

- E depois que os prazos processuais se encerram, também estamos deixando os processos em quarentena nas respectivas prateleiras para que não haja chance de o coronavírus sobreviver!

A plateia se levanta como que coreograficamente para aplaudir as iniciativas. Gritos e assobios também são ouvidos até que o agito começa lentamente a esmaecer, ocasião, em que o magistrado chefe, prossegue em sua explanação:

- Infelizmente, os juízes não atenderão mais os advogados, mas esse é um sacrifício necessário, em nome da responsabilidade social.

Os presentes acenam positivamente demonstrando a compreensão de que tal providência se justifica. Em seguida, um repórter se levanta para perguntar:

- Mas, senhor diretor, e o impacto que estas medidas estão tendo na celeridade processual? Vocês já têm números para divulgar nesse sentido?

O semblante do juiz comandante parece exprimir incerteza ao responder:

- Pois é... Ainda estamos tentando entender, mas asseguro-lhes que o prazo médio de duração de um processo, nesta comarca, não aumentou um dia sequer.

E então o público explode em gritos e aplausos entusiasmados! O diretor forense, percebendo a sua aprovação perante o público, ergue os braços e exclama:

- Celeridade e assepsia processual! Este é o nosso lema!

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assepsia-processual/832583979
Fale agora com um advogado online