jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Até quando posso processar meu ex-patrão? Quanto tempo eu tenho para a reclamação trabalhista?

Publicado por Geovani Santos
há 8 anos
10
1
14
Salvar

Muito cuidado, pois o empregado só tem 2 anos, contados da data do desligamento da empresa para buscar seus direitos na justiça.

Caso esse prazo seja ultrapassado, mesmo que o empregado tivesse direitos a receber, tais direitos já estão prescritos e não podem mais ser objeto de discussão.

Art. 11 – O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve:

I – em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato - Artigo 11, I, CLT Quanto tempo demora um processo trabalhista? Essa é uma pergunta realmente muito difícil de responder, pois pode variar muito em cada local do Brasil.

No entanto, podemos fazer uma projeção (apenas uma média) de quanto dura um processo trabalhista em 2 casos diferentes:

1) Se as partes entram em um acordo na primeira audiência -O processo dura em torno de 5 meses.

2) Se o juiz julga o processo e nenhuma das partes recorre - Em média, 1 ano.

No entanto, se alguma das partes recorre da decisão do juiz não há como fazer uma previsão de quanto tempo esse processo irá demorar para chegar ao fim.

  • Sobre o autorgeovanisantos.com.br
  • Publicações435
  • Seguidores2838
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21951
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ate-quando-posso-processar-meu-ex-patrao-quanto-tempo-eu-tenho-para-a-reclamacao-trabalhista/357603199
Fale agora com um advogado online