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3 de Maio de 2024

ATENDIMENTO: INSS recomenda melhor horário de ligação para a Central 135

há 15 anos
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Da Redação (Brasília) - Para facilitar ainda mais o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social, a Diretoria de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (Dirat/INSS) informa aos usuários que o melhor horário para ligar para a Central 135 é das 7h às 9h ou depois das 16h até 22h, ou no sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.

A Central 135 dispõe de 2,7 mil atendentes e capacidade para atender a cinco milhões de segurados por mês, o que permite um mínimo de espera durante toda a semana. Nos horários recomendados e no sábado, o atendimento é imediato, informou a Dirat.

De acordo com a Dirat, as medidas implantadas pela Previdência Social para melhorar o atendimento aos usuários ampliaram a procura pela central de forma significativa. O exemplo mais recente é a disponibilização do extrato com informações previdenciárias aos segurados, que são correntistas do Banco do Brasil, desde maio. No primeiro dia útil após o lançamento do extrato, a média diária de ligações da central dobrou, passando de 200 mil chamadas para 400 mil.

Novo tempo - O incremento nas ligações começou no início do ano, com a concessão de benefícios em até 30 minutos. A intensa divulgação deste avanço da Previdência Social aumentou o conhecimento dos brasileiros sobre o canal remoto e os incentivou a ligarem mais para a central para obter informações. Em dezembro, antes dos 30 minutos, a espera na linha era de 22 segundos. Logo após a divulgação, no começo de janeiro, passou para um minuto.

O fluxo aumentou mais em abril, quando a Previdência Social passou a oferecer aos contribuintes individuais o agendamento eletrônico de serviços que antes só podiam ser agendados pessoalmente nas agências. E chegou ao seu ápice em maio, com o extrato previdenciário.

A Central 135 funciona 24 horas, durante toda a semana, em todo o país. Para falar com um atendente, o usuário deve ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. Telefonar de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local.

Ao ligar para a central, o segurado ouvirá três opções. A primeira delas é falar diretamente com um atendente (teclando 1), para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, agendar a alteração dos dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

A segunda opção é o atendimento eletrônico (teclando 2). O usuário pode consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC. A terceira e última opção (teclando 3) será fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

A Previdência dispõe ainda dos serviços remotos pela internet, no portal www.previdência.gov.br, onde é possível encontrar a Agência Eletrônica tanto para segurados como para empregadpres.

Informações para a Imprensa

Rilton Pimentel

(61) 2021-5113

ACS/MPS

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