jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Ativistas recebem troféu da 5ª edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia

0
0
0
Salvar

As seis vencedoras da 5ª edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia receberam, ao final da manhã desta quarta-feira (6), a premiação, em solenidade no Salão Júlio de Castilhos da AL. As ativistas e as entidades receberam o troféu que presta reconhecimento a três pioneiras da ecologia – Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner. Neste ano, disputaram a indicação ao Prêmio Pioneiras da Ecologia 47 projetos ambientalistas vinculados a 31 municípios.

Os prêmios foram entregues pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Altemir Tortelli (PT), acompanhado dos deputados Valdeci Oliveira (PT), que representou o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT); Adolfo Brito (PP), Miriam Marroni (PT) e Silvana Covatti (PP). Na abertura, o compositor Lupicínio Rodrigues Filho declamou a poesia A confissão, acompanhado por Hamilton Lima no violão. Familiares, amigos e parceiros de trabalho das premiadas lotaram o Salão Júlio de Castilhos.

Altemir Tortelli ressaltou o pioneirismo das mulheres que inspiram a premiação e afirmou que “a luta por elas travada continua como exemplo para um movimento que ainda não é de toda a sociedade”, especialmente nesta conjuntura de retrocessos sociais e também ambientais. Ele afirmou que a ecologia e o meio ambiente sustentável constituem “tema estratégico para as próximas gerações”. Valdeci Oliveira, pela presidência da Assembleia, alertou para a repercussão no meio ambiente das ações dos governos federal e estadual quando reduzem custos e fecham instituições consagradas ao estudo ambiental, como aconteceu com a Fundação Zoobotânica, “estão fragilizando todo um sistema”, afirmou.

O Prêmio Pioneiras da Ecologia foi instituído pelo Legislativo através da Resolução nº 3.096, de 30 de agosto de 2012, por iniciativa da ex-deputada Marisa Formolo (PT), como reconhecimento público às pessoas e instituições que atuam pelo desenvolvimento ambientalmente sustentável.

A premiação está dividida em duas categorias, individual e institucional. Na categoria individual, recebem distinção os projetos e experiências na área rural, ativismo político e profissional. Na categoria institucional, são premiadas as iniciativas de Organização socioambiental ou sócio-econômica; geração e acesso ao conhecimento; e cadeia produtiva.

Pioneiras da Ecologia em 2017 Na categoria individual, as três vencedoras foram a ativista da agroecologia Renilde Cembrani Raminelli, de Ibarama, pelo meio Rural; a professora adjunta da Universidade Federal da Campanha, URCAMP, Anabela Silveira de Oliveira Deble, de Dom Pedrito, pelo Ativismo Político; e a química industrial Marta Lopes Tocchetto, de Santa Maria, pela atuação Profissional.

Os trabalhos podem ser acessados nos seguintes endereços:

Renilde Cembrani Raminelli

https://www.facebook.com/profile.php?id=100013191007470

Anabela Silveira de Oliveira Deble

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773892D5

Marta Lopes Tocchetto

http://marta.tocchetto.com/

Na categoria institucional, a primeira colocação foi para o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), de Pelotas, pela Organização Socioambiental ou Socioeconômica. A segunda premiação, pela Geração e Acesso ao Conhecimento, recaiu para o Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Fundação Universidade de Passo Fundo. E na Cadeia Produtiva, a escolhida foi a Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul, de Pelotas.

Os trabalhos podem ser acessados nos seguintes endereços:

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA/Pelotas) http://www.capa.org.br/page/atuacao-pelotas/

Fundação Universidade de Passo Fundo – Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais – CCTAM/UPF

http://nexjor-sites.upf.br/boaspraticas/?tag=cctam

Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul/ARPA-Sul

https://pt-br.facebook.com/FeiraAgrecologicaArpasul/

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ativistas-recebem-trofeu-da-5a-edicao-do-premio-pioneiras-da-ecologia/528860084
Fale agora com um advogado online