jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Atraso do salário e a rescisão indireta

Publicado por Genival de Oliveira
há 2 anos
2
0
1
Salvar

Seu empregador atrasa o pagamento do seu salário?

A Súmula nº 381 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) dispõe que “o pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º”.

Ademais, um dos motivos que pode gerar a rescisão indireta é o descumprimento das obrigações contratuais por parte do empregador. Portanto, atrasos de salário e a não realização de depósitos de FGTS são suficientes para tanto. Com a rescisão indireta, o empregado terá, basicamente, os mesmo direitos da demissão sem justa causa, fazendo jus ao recebimento de saldo de salário; aviso prévio; salário-família; 13º proporcional; férias proporcionais e vencidas, acrescidas de 1/3; FGTS e multa; seguro-desemprego.

Você conhecia esse direito? Já teve problemas com atraso de salário e FGTS? Me conte nos comentários.

Curta e compartilhe!

#direitodotrabalho #trabalho #direitostrabalhistas #atrasosalário #salário #correção #correçãomonetária #rescisão #rescisãoindireta #empregado #empregador #direitos #advocaciatrabalhista #advocacia #genivaladvogado #indenização #FGTS

  • Sobre o autorAdvogado Especialista
  • Publicações209
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-do-salario-e-a-rescisao-indireta/1399789421
Fale agora com um advogado online