jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Atraso na entrega de bem imóvel enseja pagamento por lucros cessantes, entende STJ.

Publicado por Gustavo Medeiros
há 5 anos
0
0
0
Salvar

Em decisão unânime o STJ entendeu por condenar construtora ao pagamento, a título de lucros cessantes, no importe de 0,7% ao mês sobre o valor atualizado do contrato, haja vista que a mesma atrasou a entrega de bem imóvel ao comprador, por período superior ao previsto em contrato de compra e venda.

Importante destacar o fundamento exposto pela ministra relatora Nancy Andrighi acerca do tema: “é mais do que óbvio terem os recorrentes sofrido lucros cessantes a título de alugueres que poderia o imóvel ter rendido se tivesse sido entregue na data contratada, pois esta seria a situação econômica em que se encontrariam se a prestação da recorrida tivesse sido tempestivamente cumprida”.

A relatora concluiu ainda que o STJ possui entendimento favorável quanto à presunção relativa da existência de danos materiais na modalidade de lucros cessantes em casos como o em análise. Para o STJ, os lucros cessantes serão devidos ainda que o comprador não possua finalidade comercial no imóvel adquirido. (Referência: Recurso Especial n. 1341138 / SP)

  • Sobre o autorAdvocacia baseada em ética e estratégia, sempre nos termos da Lei!
  • Publicações9
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-na-entrega-de-bem-imovel-enseja-pagamento-por-lucros-cessantes-entende-stj/663588355
Fale agora com um advogado online