jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Audiências concentradas reavaliam situação de crianças e adolescentes

0
0
0
Salvar

As Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia, com o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude, iniciam hoje (27) audiências concentradas para verificar a situação pessoal e processual das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente. O atendimento será individualizado e haverá análise da possibilidade de reintegrar o menor à família biológica, ou deixá-lo com família substituta.

A programação começa com a visita ao Lar Pérolas de Cristo, em Tubarão, no Subúrbio Ferroviário. Na entidade, há um total de 130 crianças e adolescentes acolhidos. As audiências ocorrem no local até amanhã. Participam das atividades o juiz Salomão Resedá (foto) , titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, o promotor de Justiça Evandro de Jesus, a defensora-pública Larissa Araújo, o curador Ricardo Carillo, e assistentes sociais.

Na quinta e sexta-feira, será a vez de a Cidade da Luz, em Patamares, receber as audiências concentradas. As atividades prosseguem na semana que vem, nos dias 2 e 3 de agosto, com as atividades no Lar da Criança, em Matatu.

A realização das audiências concentradas foi determinada pelo Decreto Judiciário nº 138/2010 da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Britto, em consonância com a Instrução Normativa nº 2 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que disciplina a adoção de medidas destinadas a regularizar a execução protetiva de acolhimento, seja institucional ou familiar.

O objetivo é garantir que o acolhimento ocorra somente em caráter transitório e excepcional e que não se estenda mais do que o tempo permitido pela nova Lei de Adoção.

Texto: Lorena Vasconcelos Foto: Nei Pinto/Ascom

  • Publicações7019
  • Seguidores363
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencias-concentradas-reavaliam-situacao-de-criancas-e-adolescentes/2300496
Fale agora com um advogado online