jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Auxílio-doença previdênciario ou acidentário?

Entenda como funciona.

Publicado por Fabricio Ferri
há 3 anos
4
0
0
Salvar


O auxílio-doença previdenciário consiste no benefício fornecido ao segurado na hipótese de incapacidade causada por circunstâncias não relacionadas com o trabalho. O referido benefício assegura todos àqueles que estão vinculados à Previdência Social, tendo como requisito, e, regra, a carência de 12 contribuições.

No caso de auxílio-doença previdenciário, o segurado não possui estabilidade ao retornar ao emprego, assim como não há a obrigatoriedade do depósito do FGTS.

Por outro lado, o auxílio-doença acidentário, trata-se de daquele estabelecido em virtude de acidentes ou doenças ocupacionais ocasionadas pelo trabalho. Este tipo de benefício não abrange todos os segurados e não necessita de período de carência.

Na hipótese de auxílio-doença acidentário, o trabalhador possui estabilidade de 12 meses, assim como o empregador possui o dever de depositar o FGTS durante o período de afastamento.

Dr. Fabrício Ferri OAB-PR 51.253

Advogado especialista em direito previdênciario

Conheça mais no link

👉🏻https://beacons.ai/ferriferriadv

  • Sobre o autorAjudamos pessoas físicas e jurídicas a ter seus direitos assegurados.
  • Publicações82
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-doenca-previdenciario-ou-acidentario/1194341622
Fale agora com um advogado online